Quem passar na frente da sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), no Castelo, neste mês de maio vai perceber que a fachada ganhou uma iluminação na cor verde. A ação marca a adesão da instituição à “Campanha 24 horas pelo Glaucoma”, de incentivo ao diagnóstico e tratamento precoces dessa doença ocular crônica que atinge mais de um milhão de brasileiros e pode ocasionar a perda da visão.
Promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a campanha marca o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, em 26 de maio. A iniciativa foi encampada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem incentivado a participação de todos os tribunais.
Apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a maior causa de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta e é responsável por 4,5 milhões dos casos de perda total de visão. Dentre as pessoas acometidas pela doença no Brasil, quase a metade desconhece que é vítima do problema. Isso ocorre por se tratar de um transtorno de evolução silenciosa, sem dor ou incômodo em sua fase inicial, fato que eleva a relevância da realização de campanhas de prevenção e conscientização sobre o problema.
Fonte: TRE-RJ