Atendimento presencial é para pessoas excluídas digitais, esclarece TRE-AL

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Foto: TRE-AL
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As unidades do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) retomaram o atendimento presencial na segunda-feira (2/8) voltado para permitir o acesso à Justiça das pessoas excluídas digitais, que são aquelas que não detém acesso à internet e a outros meios de comunicação digitais ou que não tenham possibilidade ou conhecimento para utilizá-los, mesmo com tecnologia assistiva. Todos os serviços dos cartórios eleitorais – alistamento, pagamento de multa, regularização da situação, transferência de domicílio e alteração dos dados cadastrais – estão disponíveis no portal www.tre-al.jus.br, não necessitando de atendimento presencial.

“As pessoas não devem se dirigir aos cartórios eleitorais para ter acesso aos serviços que estão disponíveis on-line desde o ano passado. Nosso atendimento presencial está voltado aos excluídos digitais e atuaremos orientando e esclarecendo dúvidas. Também não faremos impressão de títulos de eleitor, neste momento, para aqueles que concluíram atendimento eletrônico através do Título Net. O e-Título e a certidão de quitação eleitoral substituem o documento físico”, explica Márcia Trocoli, servidora responsável pela Central de Atendimento ao Eleitor de Maceió (AL).

Márcia ressaltou, ainda, que desde o início da pandemia da Covid-19, em março do ano passado, a Justiça Eleitoral se esforçou para modernizar e digitalizar todo o atendimento, fazendo com que o eleitor possa resolver suas pendências sem sair de casa, até mesmo em seu smartphone. “Ainda estamos vivendo um momento pandêmico que requer cuidados e precisamos ficar atentos ao fluxo de pessoas nas unidades da Justiça Eleitoral, resguardando a saúde de todos, servidores e população.”

Fonte: TRE-AL