Ascendentes não podem reconhecer, pela via extrajudicial, a paternidade ou maternidade socioafetiva 

Você está visualizando atualmente Ascendentes não podem reconhecer, pela via extrajudicial, a paternidade ou maternidade socioafetiva 
Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ
Compartilhe

Em resposta à Consulta 0009179-50.2021.2.00.0000, analisada na última sessão virtual do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Plenário do CNJ decidiu, por unanimidade, reforçar a impossibilidade de ascendentes biológicos – avôs e avós – reconhecerem extrajudicialmente a paternidade ou a maternidade afetiva de netos.

No documento, a conselheira relatora Jane Granzoto esclareceu que não há divergência entre o Provimento n. 63/2017 e o n. 83/2019, que atualizou o anterior.

“O Provimento estabelece que os ascendentes não poderão, pela via extrajudicial, realizar o reconhecimento voluntário da paternidade ou da maternidade socioafetiva dos seus descendentes, uma vez que já existe vínculo preexistente entre eles.”

Também foi destacado, no texto da relatora, que só é permitida a inclusão de um ascendente socioafetivo, seja do lado paterno ou do materno. Qualquer segundo ascendente socioafetivo que se pretenda registrar deverá ser necessariamente reclamado pela via judicial.

Texto: Regina Bandeira
Edição: Karina Berardo
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais