Abertas as inscrições para o IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário

Você está visualizando atualmente Abertas as inscrições para o IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário
Compartilhe
Estão abertas as inscrições para o IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), que acontece de 7 a 10 de maio, em São Paulo. Até 12 de abril, os interessados poderão se cadastrar pela página www.tjsp.jus.br/enam. Nesta edição, o tema será “Memória: Preservação, Gestão e Inovação”.
Durante quatro dias, os inscritos terão a oportunidade de se atualizar e debater temas ligados à Memória, nos eixos de Inovação, Gestão e Preservação, e participar de oficinas e visitas técnicas. No evento, também será feita a outorga do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário, edição 2024.
O Enam foi instituído pela Resolução CNJ nº 316/20 e é realizado anualmente, preferencialmente na semana em que é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio), criado pela mesma resolução. O objetivo do encontro é discutir a preservação da história do Judiciário nacional e compartilhar experiências para o aperfeiçoamento da gestão documental e de memória nos tribunais do país.
Nesta edição, que ocorre em São Paulo, o Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário foi organizado conjuntamente pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2), Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e pelo Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Política nacional

Em 2020, o CNJ estabeleceu a política nacional de gestão da memória institucional para os tribunais brasileiros e instituiu o dia 10 de maio como o Dia da Memória do Poder Judiciário. No ano passado, o encontro foi sediado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e reuniu especialistas das áreas de História, Arquivologia, Museologia e Biblioteconomia, que abordaram a importância da preservação do passado e do presente para a memória das futuras gerações.

Agência CNJ de Notícias, com informações do TJSP