3.º Webinar da Memória vai apresentar ações vencedoras de patrimônio cultural museológico e arquitetônico

Você está visualizando atualmente 3.º Webinar da Memória vai apresentar ações vencedoras de patrimônio cultural museológico e arquitetônico
Compartilhe

O 3.º Webinar Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário 2025 será apresentado na próxima quinta-feira (3/7), às 17h. Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o último evento da série vai mostrar os projetos vencedores nas categorias Patrimônio Cultural Museológico e Patrimônio Cultural Arquitetônico.  

Durante o evento, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) vai mostrar como a parceria com o Festival Goiânia Art Déco contribuiu para a valorização do Patrimônio Cultural Arquitetônico local. Goiânia reúne 22 prédios e monumentos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Entre eles, está a sede do TRE-GO.  

A iniciativa venceu o Prêmio CNJ Memória na categoria Patrimônio Cultural Arquitetônico. A ação pretendia conscientizar e sensibilizar sobre a importância da preservação do patrimônio histórico da cidade — com destaque para o Edifício Sede da Justiça Eleitoral de Goiás.  

Já o vencedor da categoria Patrimônio Cultural Museológico, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), vai apresentar o projeto Exposição Democracia na Balança. Realizada em parceria com a Universidade Salgado de Oliveira, por meio da curadoria de documentos históricos, a mostra teve como objetivo promover uma reflexão crítica sobre os desafios enfrentados pela democracia brasileira, desde o Golpe de 1964 até o ataque às instituições em 8 de janeiro de 2022.  

Dividida três eixos temáticos — repressão, mobilizações populares e redemocratização —, a exposição abordou episódios marcantes, como a Constituição de 1988. O projeto alcançou mais de 3 mil visitantes e cerca de 6 mil visualizações on-line. A exposição se destacou pela articulação entre memória, educação e direitos humanos, além de ampliar o alcance social da Justiça Eleitoral na preservação da democracia. 

O presidente da Comissão Permanente de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário, conselheiro Alexandre Teixeira, fará a abertura do evento. Aqueles e aquelas que atuam na área de Gestão Documental e de Memória dos tribunais podem acompanhar o evento pela plataforma Cisco Webex Meetings. O webinário também será transmitido pelo canal do CNJ no YouTube.   

Inscreva-se 

Os debates serão coordenados pela juíza auxiliar da Presidência do CNJ e coordenadora do Comitê do Proname, Ana Lúcia Aguiar. O juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) Carlos Alexandre Bottcher e o coordenador de Gestão Documental e Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2.ª Região (TRT-2), Eduardo dos Santos Rocha, participarão como debatedores. 

Acompanhe o evento no canal do CNJ no YouTube

Texto: Lenir Camimura
Edição: Thaís Cieglinski
Revisão: Caroline Zanetti
Agência CNJ de Notícias