1º Encontro Nacional de Ouvidorias Públicas será nos dias 17 e 18 de agosto

Você está visualizando atualmente 1º Encontro Nacional de Ouvidorias Públicas será nos dias 17 e 18 de agosto
Arte: TRE-PR
Compartilhe

Nesta terça (17) e quarta-feira (18/8), será realizado o 1º Encontro Nacional de Ouvidorias Públicas (ENOP). Autoridades, ouvidoras e ouvidores, servidoras e servidores, estudantes e pessoas terceirizadas que integram os quadros das Ouvidorias públicas de todo o país estão convidadas a participar.

O Encontro é organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em parceria com a Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE). O evento conta ainda com o apoio de ouvidorias de diversas entidades.

A conferência de abertura será conduzida pelo ministro Wagner de Campos Rosário, da Controladoria-Geral da União (CGU). Ele é graduado em Ciências Militares pela Academia das Agulhas Negras e mestre em Combate à Corrupção e Estado de Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

Confira a programação e faça sua inscrição

As conferências, palestras e oficinas serão ministradas por autoridades e profissionais de destaque nos âmbitos público e privado. O evento, no formato híbrido, será transmitido pelo YouTube a partir do edifício-sede do TRE-PR (localizado no Prado Velho, em Curitiba), que receberá mediadores e palestrantes que puderem comparecer presencialmente. Quem participar de forma remota, apresentará suas exposições por videoconferência.

As inscrições podem ser realizadas exclusivamente pela plataforma Sympla até esta segunda-feira (16/8). Todo o evento será transmitido pelo canal do TRE-PR no YouTube, sem participação presencial de plateia em razão das medidas de combate e prevenção à Covid-19.

A programação, nos dois dias de evento, é no período da manhã (das 9h às 12h) e da tarde (das 13h30 às 18h). Quem participar, receberá certificado de 15 horas de atividades, emitido pela Escola Judicial Eleitoral do TRE-PR, que será enviado para o e-mail cadastrado durante a inscrição.

Eixos Temáticos

O evento conta com três eixos temáticos, sendo o primeiro voltado à gestão de ouvidorias, à mediação de conflitos e à defesa dos usuários de serviços públicos. As palestras também tratam sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as noções gerais de probidade administrativa, a simplificação de processos e a Linguagem Cidadã.

O segundo eixo temático irá discutir sobre o desenvolvimento de capacidades como inteligência emocional, oratória, programação neurolinguística e comunicação não violenta.

O terceiro aborda o desenvolvimento de habilidades comportamentais, tais como: comunicação assertiva; relacionamento interpessoal; trabalho em equipe; orientação para servir; criatividade; flexibilidade cognitiva; pensamento crítico; visão sistemática; e iniciativa e resolução de problemas.

Fonte: TRE-PR