Webinar explica relação do DataJud com pontuação no Prêmio CNJ de Qualidade

Você está visualizando atualmente Webinar explica relação do DataJud com pontuação no Prêmio CNJ de Qualidade
Webinar de Aprimoramento do Datajud – Módulo 4 - Foto: Rômulo Serpa/Ag.CNJ
Compartilhe

A alimentação incorreta de dados dos tribunais na Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud) impacta na pontuação do Prêmio CNJ de Qualidade. Para auxiliar os responsáveis por essa tarefa e garantir colocação no prêmio compatível com os esforços para prestar o melhor serviço jurisdicional, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou nesta sexta-feira (28/5) a quarta edição do Webinário de Aprimoramento do DataJud. O encontro virtual reuniu mais de 300 servidores de unidades judiciais para esclarecer dúvidas e aprimorar a comunicação dos servidores e colaboradores do Poder Judiciário com as áreas técnicas do CNJ.

A juíza auxiliar da Presidência do CNJ Ana Lúcia Aguiar, a diretora executiva do DPJ, Gabriela Azevedo, e outros servidores do órgão participaram da apresentação, que serviu para esclarecer principalmente questões relativas aos dados e metadados processuais que servirão para pontuar os tribunais no Prêmio CNJ de Qualidade. O Prêmio, criado em 2019 em substituição ao antigo Selo Justiça em Números, avalia o desempenho dos tribunais em vários critérios, divididos em quatro categorias ou eixos: Governança; Produtividade; Transparência e Tecnologia.  

O webinar deu continuidade à divulgação das ferramentas de aprimoramento do DataJud, em cumprimento à Portaria CNJ nº 160/2020. A troca de informação destina-se a todos que trabalham com correção e saneamento de dados constantes do DataJud, gestores da área ou pessoas que atuam nas áreas de negócios referentes aos temas. O primeiro webinar ocorreu em fevereiro, quando foi apresentado o novo Validador de XML. Em março, o módulo 2, apresentou o novo Painel de Saneamento, e o módulo 3, ocorrido em abril foi criado para apresentar a plataforma vencedora do CNJ Inova, o Faxinajud.

Critérios de pontuação

O DataJud é uma base de dados centralizada do Poder Judiciário que contém informações de todos os tribunais, referentes a processos e sentenças. O sistema é alimentado pelos próprios Tribunais, com base nos dados extraídos dos órgãos judiciais, daí a necessidade da correta alimentação e saneamento dos dados postados e a observância, por exemplo, de envio correto dos códigos vinculados às classes e assuntos segundo as tabelas processuais, o que também é critério de pontuação no Prêmio: o nível de qualificação das informações processuais. São especialmente considerados: a inclusão correta do número do processo, a disponibilidade de informações sobre a unidade judiciária, o nome das partes, CPF ou CNPJ das partes, e a utilização do código da classe processual, código e descrição de assunto e código e descrição de movimentação segundo as Tabelas Processuais Unificadas (TPUs).

Durante o evento, foi demonstrado que o DataJud possui um novo painel, com a quantidade de pontos (e percentuais) conquistados pelos tribunais, de acordo com as variáveis estabelecidas no Prêmio CNJ de Qualidade. O atual sistema está sendo considerado mais interativo e transparente, pois possibilita que todos os tribunais vejam as colocações dos demais e compreendam o motivo de suas colocações. O painel será liberado no dia do resultado do Prêmio, para conferência e eventual recurso.

Em caso de surgirem outras dúvidas, as equipes dos tribunais podem entrar em contato com os técnicos do órgão pelo e-mail suporte.dpj@cnj.jus.br .

Agência CNJ de Notícias