Vara de Família de Macapá (AP) reduz em 20% a taxa de congestionamento

Você está visualizando atualmente Vara de Família de Macapá (AP) reduz em 20% a taxa de congestionamento
Arte: TJAP
Compartilhe

A 2ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões de Macapá, unidade do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), tem buscado dar agilidade no andamento dos processos. Em apenas dois meses, a unidade conseguiu reduzir a taxa de congestionamento em 20% e o acervo de processos, com o arquivamento, em 10%. Para alcançar a marca positiva, a unidade tem utilizado mecanismos inovadores de gestão e realizado reuniões periódicas para avaliação do desempenho.

De acordo com a juíza titular da Vara, Elayne Ramos Cantuária, não foi fácil uma missão fácil para a equipe, sobretudo em virtude da perda irreparável da servidora Laeyny Benedito Silva Carvalho, que era a chefe de gabinete da unidade. “Passamos por um processo de mudança, ainda em meio à pandemia, com isso foi fundamental a fixação de metas e padrões de qualidade, que conjugados com humanização e soluções conjuntas, ouvindo os servidores, conseguimos detectar os gargalos e fizemos ajustes para otimizar o serviço, que agora resulta em diminuição da taxa de congestionamento.”

O acervo era de 2.193 processos em abril e tinha uma taxa de congestionamento de 77,3%. A partir de então, a unidade começou o trabalho estratégico para traçar métodos eficazes de gestão dos processos. Com o esforço empenhado pela equipe, no dia 13 de setembro, a unidade registrou a queda da taxa para 57,7%, diminuindo os processos em tramitação e aumentando a satisfação das pessoas que procuram a Justiça.

Fonte: TJAP