Vara da Fazenda Pública de Roraima conclui processo de digitalização

Você está visualizando atualmente Vara da Fazenda Pública de Roraima conclui processo de digitalização
Compartilhe

A 2ª Vara da Fazenda Pública concluiu na quarta-feira (26/8) o processo de digitalização de todo o acervo físico no Sistema de Processo Eletrônico Projudi. Para comemorar o ato, em uma ação simbólica foram retiradas todas as prateleiras que eram utilizadas para armazenar os processos físicos.  Em 25 dias, foram digitalizados 1.240 processos, graças ao trabalho de uma equipe formada por 15 servidores, alguns cedidos pela 1ª Vara da Fazenda Pública.

Segundo o juiz Cesár Henrique Alves, a digitalização trouxe celeridade ao processo possibilitando que as partes tenham acesso a todo o momento. “Isso sem falar na transparência dos atos nele executados. Com certeza, é um avanço para o Judiciário roraimense. Vamos continuar esse trabalho em conjunto, para que os processos físicos da 1ª Vara da Fazenda Pública também sejam digitalizados”, ressaltou o magistrado.

Para a técnica judiciária Maria José Martins, que participou do trabalho de digitalização, todos sairão ganhando com essa nova maneira de lidar com os processos. “A digitalização proporciona rapidez na localização da informação e dos documentos em geral, confiança no conteúdo e ganho de tempo. E isso é ótimo”, afirmou Maria José.

Na prática, a virtualização dos processos reduz o número de funcionários empenhados em trabalhos burocráticos e aumenta o total de auxiliares diretos dos juízes. O diretor de Secretaria da 2ª Vara da Fazenda Pública, Brunno Fernandes, espera que, com a reestruturação, o número de processos baixados (que cumpriram todo o ciclo na vara) aumente. “Os primeiros resultados devem ser apresentados em 60 dias”, disse o diretor.

Fonte: TJRR