Um dos primeiros tribunais instalados no Brasil enaltece Dia da Memória do Poder Judiciário

Você está visualizando atualmente Um dos primeiros tribunais instalados no Brasil enaltece Dia da Memória do Poder Judiciário
Foto: TJGO
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu o dia 10 de maio como o Dia da Memória do Poder Judiciário. A iniciativa, referendada pela Resolução nº 316/2020, considerou a importância da preservação da memória institucional do Poder Judiciário para conhecimento da história da Justiça no país e sua evolução. Ao assinar o expediente, o presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli, considerou que a fixação de data para o Dia da Memória do Poder Judiciário contribuirá para o fomento de atividades de preservação da história dos vários tribunais do país, ensejando maior consciência de conservação e tratamento dos arquivos judiciais, museus, memoriais e bibliotecas.

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), antigo Tribunal da Relação, foi o oitavo a ser instalado no Brasil, em 1º de maio de 1874, por decreto do Imperador Dom Pedro II, e conta, desde 14 de dezembro de 2018, com o Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Goiás, instalado no antigo Fórum da comarca de Goiás, cujo prédio abrigou a primeira sede do TJGO.

O primeiro presidente do TJGO goiano, em caráter interino, foi o desembargador José Ascenço da Costa Ferreira, que ficou no cargo até a posse do presidente efetivo, desembargador Adriano Manoel Soares. A primeira sessão do Tribunal foi feita no dia 5 de maio de 1874 e, quatorze dias depois, o primeiro habeas corpus julgado.

A instalação do TJGO goiano foi festejada pelos moradores da antiga capital goiana, pois, a partir daquele momento, a Justiça se tornaria mais ágil. Até então, os recursos eram decididos na distante cidade do Rio de Janeiro, então capital brasileira, para onde eram transportados em lombos de cavalos e levavam meses para voltar. A trajetória do Judiciário goiano é marcada por conquistas, com decisões que contribuem para o desenvolvimento do Judiciário brasileiro.

Com 146 anos de fundação, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás tem um vasto arquivo judicial que remonta a história da sociedade. Muitos deles podem ser vistos no Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Goiás, cujo prédio, localizado no Largo do Rosário e que integra o patrimônio vilaboense, foi todo reformado e adaptado para receber processos que incluem ações sobre venda de escravos, processo de homicídio analisado por Dom Pedo II – última instância para recurso – além do inventário da poetisa Cora Coralina e outro em que o escravo é dado como depositário para garantia de dívida à Fazenda Nacional.

Estão expostas também ações da época da Lei do Ventre Livre, furtos e briga de irmãos, entre outras histórias inusitadas como partilha de objetos pequenos como talheres e lenços em inventários e divisão de terras (quilombos). O acervo é composto de documentos textuais, iconográficos, mobiliários, peças e objetos provenientes das unidades da Justiça goiana e doados por magistrados e familiares.

Integrantes do Judiciário destacam a iniciativa do CNJ

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes, destaca a iniciativa do CNJ: “A Justiça goiana, com uma história tão rica e importante, comemora esse momento, que oficialmente escolhe uma data para homenagear e valorizar todos aqueles que construíram nossa instituição, além dos que ainda continuam na luta diária pela preservação do nosso legado. Certo é que, mesmo no presente momento de uma terrível pandemia, em que indagamos como será o amanhã de nossas vidas, temos de manter nossa fé inabalável em Deus, e acreditar que poderemos escrever algo novo nos anais do Judiciário goiano”.

Os integrantes da Comissão Permanente de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás elogiaram a iniciativa do CNJ em instituir o dia 10 de maio como o Dia da Memória do Poder Judiciário. Para o desembargador Luiz Cláudio da Veiga Braga, “ o fato é auspicioso, porque nos faz voltar os olhos para ocorrências e pessoas do passado que concorreram para o engrandecimento do Poder Judiciário. Veiga Braga também é diretor cultural da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego).

Por sua vez, o ex-presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula, destacou a sensibilidade do presidente do CNJ de incentivar e apoiar ações que buscam preservar e divulgar a memória judiciária em todos os seus ramos de atua e em cada região. Para ele, a história do Judiciário goiano é marcada por conquistas e balizada por decisões de magistrados que repercutem em todo o País.

O presidente da Comissão Permanente de Memória e Cultura, desembargador Itaney Francisco Campos, destacou a iniciativa do ministro José Antônio Dias Toffoli. Ele lembrou que em 1808, nesse mesmo dia, houve a criação da Casa da Suplicação do Brasil, o primeiro órgão de culpa do Poder Judiciário. “Muito significativo a escolha dessa data. O Judiciário traz, portanto, sua contribuição para que não se perca a memória da Justiça no Brasil. Na verdade, temos que superar o velho refrão de que o Brasil é um País sem memória”.

O desembargador continua dizendo que já não é sem tempo a iniciativa de se preservar a memória do Judiciário, de reunir o acervo histórico desse poder, de se exaltar todo percurso histórico do Poder Jurisdicional brasileiro. “Porque, na verdade, povo sem memória é um povo sem história, já se diz que quem não conhece a própria história está condenado a repetir os seus erros. E a história está sempre presente, queiramos ou não, a história se desenvolve e se impõe ao longo do tempo”, explica.

Centro de Memória do Judiciário goiano

O desembargador Itaney Campos lembra que Judiciário goiano também vem dando sua contribuição, ao citar a criação do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário,em dezembro de 2018,” com designação do Desembargador Maximiliano da Mata Teixeira, que foi um escritor e desembargador que muito honrou nosso tribunal. Naquele histórico prédio há um acervo documental mobiliário e iconográfico da mais alta importância que reflete de certa forma a trajetória do Judiciário goiano. Então, é com muita satisfação que nós, da Comissão de Memória aqui do TJGO, relembramos, exaltamos e festejamos esse ato do presidente do STF e do CNJ”, destacou.

Fundação da cidade de Goiás

O presidente da Comissão Cultural do TJGO finaliza dizendo que o marco inicial da formação de Vila Boa foi em 1739. “Com a vinda de Dom Marcos de Noronha, que é o Conde dos Arcos, em 1749,a velha capital se tornou capitania autônoma, e a segunda comarca de Goiás foi criada pelo governador Francisco de Assis Mascarenhas. E isso aconteceu por volta de 1804. Então, temos aí dois nomes importantes: Dom Marcos de Noronha, fundador de Goiás, e Dom Francisco de Assis Mascarenhas que dividiu Goiás em duas comarcas, a comarca do Sul, em Vila Boa, e a do norte em São João das Duas Barras, correspondente à região de Palmas, Tocantins, antigo norte de Goiás. Dom Marcos de Noronha foi o primeiro governador aqui da capitania de Goiás, porque, até então, os governadores da capitania de São Paulo tinham jurisdição sobre a região da capitania de Goiás”. Também integram a Comissão Permanente de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás, os desembargadores Norival Santomé e Olavo Junqueira de Andrade.

A Resolução nº 316/2020 observa que os tribunais envidarão esforços para celebrar o Dia da Memória do Poder Judiciário, mobilizando os respectivos setores envolvidos, mediante o fomento de diversas atividades. Ao final, o documento dispõe que o CNJ incentivará a realização anual de Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário com a participação de magistrados, servidores do Poder Judiciário, membros da sociedade civil e profissionais das áreas envolvidas, (História, Museologia, Biblioteconomia), a cargo de um dos tribunais do país, preferencialmente na semana do Dia da Memória do Poder Judiciário.

Fonte: TJGO