Memória do Poder Judiciário: Você lembra o dia da sua posse no TRT?

Você está visualizando atualmente Memória do Poder Judiciário: Você lembra o dia da sua posse no TRT?
Imagem: TRT3
Compartilhe

Essa muita gente responde fácil. E qual foi o dia da inauguração da nossa sede? Um grupo grande também acerta, mas quando foi mesmo o Dia do Fica TRT-ES? E a data da primeira eleição para presidência do nosso Regional. Alguém arrisca?

Preservar o patrimônio cultural como instrumento pedagógico e disseminar a importância dos atos e fatos da Justiça foram alguns dos motivos que levaram à instituição do Dia da Memória do Poder Judiciário (Resolução CNJ Nº 316 de 22/4/2010).

O dia 10 de maio foi o escolhido porque é o mesmo da criação, em 1808, da Casa da Suplicação do Brasil, primeiro órgão de cúpula que houve no Judiciário Brasileiro.

A proposta da data oficial é promover ações de conservação do acervo da memória dos 91 tribunais do país. No relatório que aprovou a data, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, destacou que, além do vasto patrimônio material e imaterial, a Justiça é guardiã da história das personalidades que moldaram e construíram as instituições judiciárias e reverenciar a memória é impedir que esse legado se perca.

No TRT-ES, o acervo histórico foi criado em 1994 na presidência do desembargador José Carlos Rizk. Em 2009, a juíza Denise Marsico do Couto presidiu a comissão responsável pela criação do Memorial da Justiça do Trabalho do Espírito Santo. Atualmente a Memória é conduzida pelo desembargador Marcello Maciel Mancilha e pelo servidor Marco Polo Burakowski, este presente desde a criação do Setor.

Você pode visitar parte do acervo pelo site do TRT, mas como, no momento não é possível ir pessoalmente até o setor a gente traz as respostas das perguntas iniciais:

Nossa sede foi inaugurada em 17 de fevereiro deste ano; o Dia do Fica TRT-ES aconteceu em 2 de agosto de 1999 (para quem ainda não estava por aqui, vale a visita para conhecer a luta travada a fim de manter nosso Regional), e a primeira eleição para presidente foi em 6 de março de 1991, eleita a desembargadora Maria de Lourdes Vanderlei e Souza, hoje aposentada.

Fonte: TRT3