TRT/CE instala processo eletrônico em Caucaia

Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) inaugura, a partir de janeiro, o Processo Judicial Eletrônico (PJe/JT) na Vara do Trabalho de Caucaia, naquele estado. A unidade judiciária, conforme informações do tribunal, já está praticamente pronta para receber e solucionar eletronicamente reclamações trabalhistas. O sistema de informática – que irá substituir processos em papel e dar mais celeridade às decisões judiciais – passará por testes até 16 de janeiro.

Além do novo sistema, a Vara do Trabalho de Caucaia também recebeu novas estações de trabalho para servidores e magistrados, instalou computadores mais modernos e passou por reforma externa do prédio. Tudo para adequar a unidade judiciária, que completou seis anos de existência no início de dezembro, à nova realidade do Processo Judicial Eletrônico.

Números – A Vara do Trabalho de Caucaia recebeu, no ano passado, 1.407 novos processos. No mesmo período, solucionou 1.369 processos. De janeiro a agosto deste ano, houve um crescimento da demanda e a unidade judiciária computou 1.420 novas ações. Foram resolvidas, nestes oito meses, 1.094 ações, que determinaram o pagamento de aproximadamente R$ 900 mil a trabalhadores, por meio de execuções e acordos.

A maior parte das reclamações trabalhistas que tramitam na unidade tem origem em conflitos trabalhistas que ocorrem em Caucaia, com população de aproximadamente 320 mil habitantes e localizado na Região Metropolitana de Fortaleza. Mas a Vara de Caucaia também atende demandas por solução de conflitos de empregados e empregadores de outros 15 municípios que compõem a jurisdição da unidade.

Do TRT/CE