TRT-ES disponibiliza programa de cálculos para Procuradoria Geral do Estado

Compartilhe

Um convênio de cooperação técnica assinado entre o Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo e a procuradoria Geral do Estado (PGE) vai permitir a utilização, por parte do órgão estadual, do programa de cálculos implantado nas contadorias das Varas Trabalhistas e do Setor de Precatórios do TRT-ES. O convênio visa à padronização das planilhas aplicadas na revisão dos cálculos dos precatórios dos credores do Estado, executados pela PGE, garantindo, assim, maior rapidez aos procedimentos.
O programa, chamado “Cálculo 17”, foi inteiramente desenvolvido pela equipe de informática do TRT-ES, em
1995, e recebe atualizações constantes. A nova versão do sistema facilita a realização de cálculos
trabalhistas nos processos judiciais. De acordo com o servidor Sérgio Nasser Filho, programador da Secretaria
de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT-ES (Setic), esta versão nova “tem mais recursos para tratar
precatórios, o que facilita o trabalho de quem faz os cálculos e, consequentemente, agiliza o andamento dos
processos.”
A fase de cálculos costuma ser a mais complexa numa ação trabalhista, principalmente quando se trata de processos grandes, que envolvem muitas pessoas, ou antigos, cujos valores precisam ser corrigidos, de acordo com os índices de correção monetária e juros de mora. “É preciso ter uma ferramenta adequada para trabalhar com essa complexidade”, explica Sérgio. Segundo ele, o programa do TRT-ES é muito fácil de usar. A nova versão do sistema de cálculos será instalada na PGE e os funcionários da procuradoria receberão treinamento.

O Convênio de Cooperação Técnica foi assinado no dia 29 de junho de 2011, pela presidente do TRT-ES, desembargadora Claudia Cardoso de Souza, e pelo Procurador Geral do Estado do Espírito Santo, Rodrigo Marques
de Abreu Júdice, e vigorará pelo prazo de sessenta meses.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT-ES