Tribunal goiano emitiu quase 1,1 mi de decisões em um ano de pandemia

Você está visualizando atualmente Tribunal goiano emitiu quase 1,1 mi de decisões em um ano de pandemia
Foto: TJGO
Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) foi um dos três tribunais estaduais de médio porte do país que mais produziu sentenças, acórdãos e decisões durante o período de um ano do trabalho remoto como regime preferencial no Judiciário. O home office foi adotado desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Em um ano, foram mais de 596 mil sentenças e acórdãos proferidos; quase 1,1 milhão de decisões e 1,6 milhão de despachos. No mesmo período foram 14,9 milhões de movimentos realizados em processos no Judiciário goiano. “Goiás tem uma das magistraturas mais produtivas, inteligentes e preparadas do país, contando também com um quadro de servidores de excelência e de produtividade elevada. Esses números demonstram que o Poder Judiciário goiano tem conseguido atender o jurisdicionado neste período desafiador, de demandas urgentes e únicas”, avalia o presidente do TJGO, desembargador Carlos Alberto França.

Além da terceira posição dentre os dez tribunais de médio porte, o TJGO alcançou a oitava posição na produtividade dos referidos atos, considerando todos os 27 tribunais de Justiça, conforme aponta o painel de produtividade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em relação ao número de despachos, o ficou em quarto lugar entre os de médio porte e nono na classificação de toda a Justiça Estadual.

O Poder Judiciário goiano se destaca na doação de recursos complementares para o combate à pandemia. É o quarto tribunal estadual do país em doação, com mais de R$ 10,4 milhões. O intervalo avaliado vai de 16 de março de 2020 a 21 de março de 2021.

Ações

A atual gestão instituiu, em março, o Programa de Auxílio e Aceleração de Julgamentos, com o objetivo de diminuir o acervo processual no primeiro grau de jurisdição. Já o Programa de Aceleração de Julgamentos na 2ª instância do Poder Judiciário de Goiás foi lançado na primeira semana de gestão do presidente Carlos França.

A equipe técnica do TJGO ainda acompanha os casos novos e baixados relacionados ao assunto Covid-19. O painel de Business Intelligence disponível no site mostra que, de 629 processos, 234 já foram arquivados, ou seja, concluídos. No painel é possível acompanhar os assuntos e as classes de cada ação.

Dados

  • Sentenças e acórdãos: 596.612
  • Decisões: 1.091.723
  • Despachos: 1.607.255
  • Movimentos realizados: 14.953.586
  • Doação de recursos no combate à pandemia: R$ 10.412.530,02

Fonte: TJGO