
Coube à ministra Maria Cristina Peduzzi, presidente da Comissão de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do CNJ, fazer o anúncio dos resultados parciais das metas nacionais de 2014, na presença de ministros e presidentes dos 91 tribunais brasileiros que participam do encontro anual do Judiciário brasileiro. A Meta 1 consiste em julgar mais processos de conhecimento do que os distribuídos no ano. E, nesse aspecto, o TJGO atingiu o índice de 108%.
Na tarde da terça-feira, os presidentes e corregedores dos 91 tribunais brasileiros se reuniram para analisar as metas propostas para 2015. O anúncio das metas nacionais aprovadas pelos representantes dos tribunais foi feito no final do encontro pelo presidente do STF e do CNJ, ministro Ricardo Lewandowski. Na abertura do encontro, ele informou que a meta para os próximos anos será reduzir o acúmulo de processos relativos à litigância serial e tomar medidas que revertam a cultura de excessiva judicialização das relações sociais.
Conciliação – Em seu discurso, Lewandowski destacou ainda a importância de medidas voltadas para a conciliação, diante do aumento crescente da litigiosidade “que congestiona o Poder Judiciário”. Segundo o ministro, as ações direcionadas à autocomposição, como a conciliação e a mediação de conflitos, fazem parte do “núcleo duro” da política pública judiciária implementada pelo CNJ.
O ministro também destacou o Movimento pela Conciliação, criado em 2006, e a Resolução nº 125, que institucionalizou a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesse e determinou a criação dos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e dos CEJUSCs.
O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos Escher, representou o presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula, no VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário. Também representaram o TJGO no encontro o juiz-auxiliar da Presidência, Carlos Magno Rocha da Silva; o juiz-auxiliar da Corregedoria, Antônio César Menezes; o Secretário de Gestão Estratégica, Leonardo Rodrigues de Carvalho; o assessor da Corregedoria, Leonardo Pereira Martins e o diretor do Centro de Comunicação Social, Bruno Rocha.
Fonte: TJGO