Tribunal do Trabalho institui plano de proteção a juízes e juízas de SC

Você está visualizando atualmente Tribunal do Trabalho institui plano de proteção a juízes e juízas de SC
Foto: Adriano Ebenriter/TRT12
Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT12), com jurisdição em Santa Catarina, instituiu novo plano de proteção e assistência aos magistrados e magistradas. São protocolos de segurança com diversas medidas voltadas à proteção da integridade física dos juízes e juízas e familiares em situação de risco elevado, real ou potencial, em decorrência do exercício de suas funções.

Para ser incluída no plano de proteção, magistrado ou magistrada deve fazer uma solicitação à Comissão de Segurança Permanente ou à Presidência do Tribunal explicando a situação que esteja enfrentando. A própria Comissão ou a Coordenadoria de Polícia Judicial fará uma análise do caso para avaliar quais medidas poderão ser adotadas, como, por exemplo, escolta permanente, monitoramento presencial e à distância durante deslocamentos, reforço do policiamento na unidade judiciária e na residência, entre outras.

Além disso, sempre que for comunicada uma situação de risco, a Comissão solicitará às forças de segurança locais o devido suporte ao magistrado ou magistrada que atuam na jurisdição. A cada 90 dias, o colegiado reavaliará o caso e encaminhará parecer à Presidência, que decidirá pela continuidade ou não das medidas de proteção.

A portaria também prevê a disponibilidade de uma equipe de plantão em turnos de 24 horas, com a finalidade de atender casos de urgência envolvendo outros magistrados e magistradas que não estejam incluídos no plano de proteção.

Recentemente, o TRT12 criou a Coordenadoria de Polícia Judicial e instituiu a Política de Segurança Institucional. “Depois dos magistrados criminais e os de família, os juízes do trabalho são os mais vitimados por atos de violência, do ponto de vista estatístico. Já tivemos que escoltar juízes em alguns municípios, por exemplo, além de outras ameaças explícitas ou implícitas  a colegas que implicaram na intervenção da nossa segurança e provocação de autoridades policiais”, relata o presidente do Tribunal, desembargador José Ernesto Manzi. “Em termos de segurança, o pior que pode acontecer é a falsa sensação de que estamos seguros.”

Fonte: TRT12

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas