Tribunal do Trabalho adere à campanha de combate ao Aedes aegypti

Você está visualizando atualmente Tribunal do Trabalho adere à campanha de combate ao Aedes aegypti
Compartilhe

Para alertar sobre os perigos da proliferação do mosquito Aedes aegypti, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) vai realizar ações para conscientização de magistrados, servidores, advogados e usuários da Justiça do Trabalho. A Campanha Judiciário no Combate ao Mosquito teve início na terça-feira (29/3) com a divulgação na intranet e nos e-mails institucionais de questionário desenvolvido pela equipe do Setor Médico do tribunal.

 

Na enquete, magistrados e servidores testarão conhecimentos sobre o tema e podem, ainda, relatar casos suspeitos de focos do mosquito nas proximidades das suas casas ou em outros locais com o preenchimento do formulário. Ao final da pesquisa, o TRT-RN apresentará à Secretaria de Saúde do estado as denúncias de casos suspeitos para averiguação e combate aos focos.

Entre as ações, na quarta-feira, o técnico da Secretaria da Saúde Cícero Alves da Silva vistoriou o prédio do TRT-RN e instruiu profissionais terceirizados a identificar e combater focos do mosquito. Após a vistoria, na quinta-feira, houve mutirão de limpeza no Complexo Judiciário Trabalhista Ministro Francisco Fausto, em Natal, e nas varas do trabalho do interior, a fim de localizar e eliminar possíveis larvas e focos do mosquito.

Palestras – Para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, nesta sexta-feira (1º/4), o TRT-RN promove palestra com especialistas sobre as principais formas de prevenção e combate ao mosquito, além das doenças e viroses que estão presentes na atualidade. Entre as participantes evento está a médica infectologista Patrícia Batista Barra Medeiros Barbosa, que atualmente é professora adjunta da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e realiza pesquisas com o Aedes aegypti focando na biologia do inseto e na identificação de inseticidas biológicos feitos com plantas da Caatinga.

Participam também da palestra a médica infectologista do Hospital Giselda Trigueiro e autora do Manual de Manejo Clínico de Febre do Chikungunya do Ministério da Saúde, Vanessa Melo; e o servidor da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e gestor ambiental, Valter Luis dos Santos, que conhece a situação de controle do Aedes aegypti no Rio Grande do Norte.

Fonte: TRT-RN