Tribunal do Rio adere à campanha do CNJ de combate ao Aedes aegypti

Você está visualizando atualmente Tribunal do Rio adere à campanha do CNJ de combate ao Aedes aegypti
Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ) aderiu à campanha “O Judiciário no Combate ao Mosquito”, lançada na quinta-feira (10/3) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em solenidade realizada no Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente do STF e do CNJ, ministro Ricardo Lewandowski, anunciou que o Poder Judiciário colocou à disposição das autoridades sanitárias e do Ministério da Saúde “um verdadeiro exército” de 16,5 mil juízes e mais de 400 mil funcionários para combater o mosquito Aedes aegypti.

A campanha do CNJ inclui uma peça informativa exclusiva a ser usada pelos órgãos do Poder Judiciário, que poderá ser instalada pelos tribunais em todas as seções judiciárias e utilizada nos sites oficiais e na intranet. Também serão utilizadas as peças da campanha oficial do Ministério da Saúde, que serão compartilhadas nos perfis institucionais dos tribunais nas redes sociais.

“Nós temos, no Poder Judiciário, oficiais de justiça que vão à periferia, assistentes sociais, médicos, enfermeiros, o material humano necessário para dar combate efetivo, levar essa mensagem aos cidadãos brasileiros de que realmente o mosquito é um risco muito grave para a saúde de todos e diria, sem medo de errar, para a própria sobrevivência de grande parte das futuras gerações”, afirmou o ministro Lewandowski.

Engajamento – Atento ao grave problema de saúde pública, decorrente da proliferação do Aedes aegypti – vetor da dengue, chikungunya e zika –, o TRT-RJ, engajado na campanha, já começou a fazer sua parte. Nesta semana, teve início nos fóruns da capital uma inspeção em locais onde possa ocorrer acúmulo de água parada, como garagens, áreas externas e vasos de plantas. Finalizada a inspeção, o engenheiro de Segurança do Trabalho responsável produzirá um laudo técnico para que sejam tomadas as providências necessárias pela administração do TRT-RJ. Caso sejam encontrados focos de criadouros do mosquito, a Vigilância Sanitária será acionada. A ação está sendo coordenada pela Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental (CPRSA) em parceria com a Coordenadoria de Saúde do Regional fluminense.

De dezembro a janeiro, o TRT-RJ publicou em sua intranet a série de reportagens “TRT-RJ x Aedes aegypti”, levando informações a magistrados e servidores sobre os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito, cuidados que devem ser tomados com vasos de plantas, uso de repelentes, entre outras.

Aumento de casos – De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, que participou da solenidade de lançamento da campanha, o mosquito Aedes aegypti sobrevive no país há cerca de 30 anos e atualmente está presente em outros 113 países. “Nós tínhamos uma média de 150 casos de microcefalia por ano no país e, com a chegada desse vírus, tivemos já 6.182 casos desde outubro, e o número só aumenta toda semana”, afirmou. Em relação à dengue, o ministro declarou que, no ano passado, 863 brasileiros morreram da doença, assim como 50 mil pessoas no mundo. “Mais de dois terços dos criadouros dos mosquitos estão nas residências das pessoas, por isso a mobilização nacional”, destacou o ministro.

Fonte: TRT-RJ com informações da Agência CNJ