Tribunal de Justiça do Amapá comemora cinco anos da implantação do ponto biométrico

Compartilhe

Há cinco anos o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) conta com o ponto  biométrico em todas as suas Unidades Judiciárias. Instalada desde 2006, a biometria visa manter a individualidade e a segurança ao servidor na  autenticação do seu ponto, por isso, ao completar seu primeiro  quinquênio, vale a comemoração.

A diretora do Departamento de Sistemas, Jucicléia Castro, comemora os  cinco anos da implantação do ponto biométrico “Estamos com a biometria  nas comarcas de todo o estado. Do Oiapoque ao Jari, onde existe um ponto  informatizado, mesmo que haja apenas um servidor, tem o ponto  biométrico”.

 “O ponto biométrico permite ao diretor das Unidades Administrativas e  Jurisdicionais justificarem ou não as ausências de seus subordinados ao  final do mês. A partir daí, repassar o controle para DEGESP. Ficando, o  último, encarregado das demais funções de gerenciamento do ponto. Assim,  o lançamento das faltas não justificadas no financeiro da folha de  pagamento acontece de forma automática”, conclui.

 Segundo a diretora do departamento de gestão de pessoas, Rosilene  Campos de Souza, a biometria visa conferir maior transparência no  processo de registro de ponto. “O ponto biométrico possibilita maior acompanhamento por parte do servidor, sendo possível verificar  diariamente sua frequência, uma vez que a consulta fica disponível,  tanto no mês em curso quanto nos anteriores, dando-lhe condições de  analisar as possíveis falhas e justificativas”, destaca.

 “A medida possibilitou a economia de material de expediente; racionalização do tempo, proporcionando maior agilidade nas atividades inerentes ao departamento;  além da diminuição de sobrecarga no arquivo  de documentos”, completou a diretora.
De acordo com o coordenador da Divisão de Sistemas Administrativos, Alan Davis Freire de Souza, sua equipe visa ampliar as facilidades do  ponto biométrico. “Estamos com um novo sistema, que irá beneficiar tanto os servidores quanto o Departamento de Gestão de pessoas. Através deste novo sistema, o próprio servidor é quem fará a solicitação do abono de  faltas justificadas e integrado ao sistema de prontuário médico, quando  acontece um afastamento por meio de atestado médico, este afastamento é  automaticamente refletido no registro de ponto do servidor, tornando o  processo simples e rápido”, destaca.

Ponto Biométrico – Trata-se de um sistema eletrônico que registra o ponto dos servidores marcando o início e o fim de cada expediente. Para isso, o servidor digita no computador o número da matrícula e sua digital, previamente escaneada.  A leitura biométrica compara impressão digital informada com a armazenada e, por fim, valida o ponto do servidor.

Fonte: TJAP