Treinamento de Conciliadores reúne tribunais de todo o país

Compartilhe

Cerca de 120 representantes dos Tribunais Estaduais e Federais e dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) dos 26 estados e do Distrito Federal participam até o próximo sábado (26/08), em Brasília, do curso de treinamento de conciliadores promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ao longo dos três dias de atividade, desembargadores, juízes, advogados, psicólogos e técnicos judiciários receberão treinamento para se tornarem multiplicadores de conciliação em suas bases.

O evento é a primeira ação do Movimento pela Conciliação, que foi lançado nesta quarta-feira (23/08) pela ministra Ellen Gracie, em parceria com órgãos do Judiciário, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), além de associações de magistrados, entidades, universidades, escolas de magistratura e outros setores da sociedade civil.

O treinamento conta com a organização do desembargador Marco Aurélio Buzzi, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, da juíza Mariella Nogueira, do Tribunal de Justiça de São Paulo, e do juiz André Granja, da Justiça Federal de Alagoas. Os palestrantes são os professores e juízes Roberto Bacellar (TJ-PR) e André Gomma de Azevedo (TJ-BA).

"Os participantes sairão deste curso como professores de conciliação e reproduzirão o conhecimento que acumularam aqui em seus estados", explica Marco Aurélio Buzzi. Um dos objetivos do evento, segundo o desembargador, é estimular os tribunais a oferecerem cursos de treinamento e capacitação de conciliadores. "Chegaremos, assim, a uma nova fase do Movimento, que é implementar a conciliação pra valer nos estados", diz ele.

Segundo a juíza Mariella, a multiplicação das técnicas relacionadas à conciliação é fundamental para a formação de uma cultura baseada na pacificação social, por meio da qual as pessoas buscam resolver, com o intermédio de uma terceira figura, neutra, os seus conflitos.

"É preciso que as pessoas resgatem a capacidade de construir suas próprias soluções. Ninguém melhor do que a parte para conhecer a sua realidade. Com a conciliação, ninguém sai perdendo", afirma. "Esse tipo de atividade, assim como o Dia Nacional da Conciliação (08/12), pretende dar visibilidade a uma prática que acontece todos os dias no país. O curso permite a troca das melhores experiências de cada estado e a definição do perfil da nossa atuação", considera.

Neste primeiro dia de treinamento, os palestrantes expuseram temas como a judicialização das relações sociais, os métodos apropriados de resolução de disputas nos juizados especiais e a busca por mecanismos consensuais. O treinamento, que está sendo realizado na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), prossegue nesta sexta-feira (25/08), a partir das 9h. Roberto Bacellar e André Gomma abordarão, neste segundo dia, técnicas básicas de negociações e o planejamento das sessões de conciliação, entre outros temas.