Trabalhadores e empresas buscam acordos trabalhistas no PR

Compartilhe

Depois de 30 anos a serviço de uma empresa de telecomunicações, Wilson Gorato Cassone recebeu com surpresa a notícia de sua demissão. “Faltavam apenas dois anos para eu me aposentar. Senti-me injustiçado, pois me dediquei tanto à empresa e fui mandado embora”, argumenta o trabalhador. O processo, que está tramitando há cinco anos, entrou na pauta do primeiro dia da Semana Regional da Conciliação no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), que vai até sexta-feira (26/08). A mesma empresa em que Wilson trabalhou solicitou outras audiências em busca de acordos.

O objetivo das audiências de conciliação é atender os dois lados. A juíza Vanessa Karam de Chueiri Sanches, que atua desde o inicio de 2008 em Curitiba, conta que, “no primeiro momento, a satisfação das partes é fundamental e, em consequência, ocorre a redução do número de demandas pendentes com a conciliação, já que o processo se encerra”. Ela explica que muitos dos processos apreciados eram de empresas pequenas. Muitas dessas empresas já não estavam mais em funcionamento, mas seus antigos proprietários desejavam quitar suas dívidas e dar uma resposta aos trabalhadores. “Localizar as partes é o maior desafio, e também o que torna mais demorada a conciliação. Mas quando temos todas as partes reunidas, sempre tentamos conciliá-las da melhor forma possível, obtendo até 80% de conciliação nas audiências realizadas”, conclui a magistrada.

No caso de Wilson Gorato, o final foi feliz. “Depois de alguns anos lutando por meus direitos, saio satisfeito da audiência. Agora vou pensar em como investir esse dinheiro para ter algo no futuro”, ressalta o trabalhador.

A Semana Regional de Conciliação continuará até sexta-feira (26/08) e serão realizadas cerca de 500 audiências nesse período, distribuídas nas seis salas dos Juízos Auxiliares de Conciliação de 1º e 2º Graus (JACs 1 e 2), em Curitiba, na Avenida Vicente Machado, número 400, no prédio anexo ao Fórum do Trabalho. Também ocorrem audiências nas Varas do Trabalho do interior do Paraná nas cidades de Apucarana, Bandeirantes, 1ª e 2ª Varas de São José dos Pinhais, Campo Mourão, 3ª Vara de Foz do Iguaçu, 7ª, 13ª, 15ª, 16ª e 21ª Varas de Curitiba, Cianorte, Cambé, 2ª Vara de Araucária, 1ª e 2ª Varas de Umuarama, 2ª Vara de Maringá, Pinhais, 2ª Vara de Londrina, Ivaiporã, Nova Esperança, Telêmaco Borba, Pato Branco e Palmas.

As audiências para a Semana Regional estão todas agendadas. No entanto, quem tiver processo trabalhista em andamento, e quiser tentar acordo, deve entrar em contato com a Vara do Trabalho onde tramita o processo ou, ainda, com os Juízos Auxiliares de Conciliação de 1º e 2º Graus (JACs 1 e 2), para que novas audiências sejam marcadas em outras datas.

As informações podem ser obtidas pelo e-mail conciliar@trt9.jus.br ou pelos telefones (41) 3310-7360 e 3310-7141, nos Juízos Auxiliares de Conciliação.

Fonte: TRT-PR