O Projeto Piloto de Eficiência Energética foi tema de reunião coordenada pela Assessoria de Planejamento do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). O desafio foi lançado por representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2012, durante a realização de palestra no 1º Seminário de Gestão Ambiental do Poder Judiciário de Santa Catarina, e aceito pelo tribunal.
A ideia é implantar um programa de eficiência energética no Judiciário, para apresentação ao CNJ, com possibilidade de ser replicado futuramente nos demais tribunais brasileiros. Na reunião de 19 de fevereiro, os técnicos Clóvis Nicoleit Carvalho e Rafael Rabassa Morales, do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da Eletrosul, apresentaram projetos desenvolvidos na instituição.
Os dois especialistas trouxeram dados e colocaram-se à disposição para auxiliar o TJSC com orientações técnicas e informações sobre o tema. O grupo multidisciplinar envolvido no projeto é composto de representantes das diretorias Geral de Administração, de Engenharia e Arquitetura, de Tecnologia da Informação, de Material e Patrimônio e de Infraestrutura, além da Seção de Gestão Ambiental. A iniciativa de Santa Catarina nos estudos do projeto piloto surgiu do fato de o Tribunal estar muito avançado na questão energética e de sustentabilidade.
Fonte: TJSC