TJMS lança projeto Conheça o Judiciário

Compartilhe

Com uma solenidade no plenário do Tribunal Pleno, o Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS) lançou, recentemente, o Projeto Conheça o Judiciário. Autoridades, acadêmicos de Direito das universidades Unaes, Anhanguera-Uniderp, Estácio de Sá, UCDB e Universidade Federal de MS prestigiaram o lançamento.Além da aproximar o cidadão da justiça, o projeto cumpre a Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a implantação de pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos.

Peças publicitárias – Durante a cerimônia, os presentes conheceram peças publicitárias da campanha, tais como cartilha, manuais, vídeo, imagens que serão disponibilizadas em busdoor e outdoor, site e página na mídia social Facebook. A diretora do Departamento de Relações Públicas do tribunal, Marilda Silveira Camargo, explicou detalhadamente como cada item está disposto na portal e falou sobre das visitas ao TJMS.

O presidente da Associação dos Magistrados de MS (AMAMSUL), juiz Olivar Augusto Roberti Coneglian, parabenizou o presidente do TJMS, Des. Luiz Carlos Santini, e os demais profissionais que se dedicaram à implantação da iniciativa, ressaltando a importância de um projeto de alcance tão abrangente.Ao final do lançamento, o Des. Luiz Carlos Santini proferiu a palestra “Poder Judiciário e os futuros operadores do direito” e, em sua fala, ressaltou que a população tem uma visão equivocada do Judiciário, como se este fosse inatingível. “Somos servidores públicos com peculiaridades distintas, mas estamos a serviço da sociedade”, disse.

Santini explicou que o Poder Judiciário trabalha de forma clara, aberta; esclareceu a necessidade de os futuros operadores do Direito terem que conhecer a estrutura do Poder e concluiu: “Estamos à disposição para dizer como é o Judiciário. Saibam a responsabilidade que o judiciário tem, conheçam as prerrogativas que os membros do Judiciário têm, visitem-nos, indaguem, perguntem. Entendam como funciona sua sociedade. Conheçam o Judiciário”.

Do TJMS