TJMA avalia segurança de fóruns nas comarcas

Compartilhe

Para realizar levantamento sobre as condições de segurança pessoal de magistrados e servidores, bem como a segurança das instalações físicas dos fóruns, o assessor de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Carlos Eduardo Pacheco, continua visitando juizados e varas da capital e do interior.

Esta semana o assessor irá verificar as instalações e condições físicas das unidades judiciais nas comarcas de Axixá, Barreirinhas, Humberto de Campos e Icatu. Até o final deste mês, serão visitadas as comarcas de Arari, Matões do Norte, Olho D’água das Cunhãs, Pindaré-Mirim, Pio XII e Vitorino Freire.

Nas inspeções também são verificadas as situações de vulnerabilidade na segurança de portas, janelas, telhados, a rotina de trabalho de magistrados e servidores, além das condições de moradia dos juízes, em residências ou alojamentos.

“A medida visa fortalecer a segurança institucional preventiva e reativa. As visitas permitem fazer um relatório com as informações necessárias para dotar todas as comarcas de estrutura para atender às demandas referentes à segurança de magistrados e de fóruns, utilizando a força de trabalho de policiais militares da reserva ou os serviços dos postos de vigilância privada”, explicou o assessor de segurança institucional.

Pacheco ressaltou que o TJMA está implantando segurança eletrônica nas comarcas. Dezesseis postos estão em operação e mais 34 novos postos foram autorizados. Com esses, sobe para 50 o número de postos de vigilância armada criado pelo Tribunal para as unidades judiciárias do Estado.

Em São Luís, foram visitadas as Varas de Entorpecentes, de Execuções Criminais (1ª) e de Cartas Precatórias. No interior, o assessor esteve nas comarcas de Bacabal, Caxias, Codó, Estreito, Imperatriz, João Lisboa, Raposa, Rosário, Santa Inês, São José de Ribamar, São Mateus, Timon, Tuntum e Zé Doca.

Fonte: TJMA