TJDFT inicia parceria com Vivo para estimular a conciliação

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) tem firmado parceria com prepostos da operadora de telefonia Vivo para a realização de palestras sobre noções básicas em conciliação e resolução de conflitos. A iniciativa tem como objetivo enfatizar a importância dessa prática e vai ao encontro das diretrizes da Semana Nacional de Conciliação, que será promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país, a partir do próximo dia 28, com o intuito de estimular a resolução de conflitos judiciais por meio da pacificação social.

A palestra é uma ação da Corregedoria de Justiça em conjunto com a Central de Conciliação dos Juizados Especiais Cíveis de Brasília. A proposta do TJDFT é manter contatos com representantes de diversas empresas e, por meio de palestras, firmar parcerias com o intuito de priorizar a auto-composição e oferecer ao jurisdicionado um melhor atendimento.

Para isso a Central de Conciliação já estabeleceu entendimentos com empresas aéreas e operadoras de telefonia. A ideia é repassar técnicas que os auxiliem nas negociações com os jurisdicionados, uma vez que são as partes que detém o poder decisório em uma sessão de conciliação, sendo o conciliador apenas um facilitador dessas negociações

Operadora Vivo – De acordo com informações do TJDFT, a primeira empresa a integrar o projeto é a Vivo. Com as palestras e orientações sobre conciliação de processos, a operadora do setor de telefonia móvel estima resultados ainda mais satisfatórios em suas ações e espera ampliar a capacitação técnica de seus prepostos, de forma a permitir o aprimoramento de sua atuação com vistas a contribuir com um alto índice de conciliação nas demandas judiciais.

Entre as questões a serem abordadas na palestra, destacam-se os métodos para composição de conflitos, formas para o estabelecimento de uma comunicação conciliatória, habilidades/técnicas de negociação, postura das partes (conciliador, autor e réu) em audiência e formulação e apresentação da proposta de acordo.

No caso da Vivo, a primeira palestra foi ministrada pela servidora do TJDFT, Simone de Almeida Ribeiro Bastos, bacharel em direito, MBA em Marketing e Controle Interno, com mestrado em resolução de conflitos e mediação pela universidade de León, na França. A servidora é palestrante nos cursos na Escola de Administração Judiciária do TJDFT- Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro – e no CNJ, nas áreas de conciliação e mediação.

Outras empresas interessadas em aderir à ação do TJDFT podem entrar em contato com a Coordenação da Central de Conciliação dos Juizados Especiais Cíveis de Brasília pelo telefone 61- 3103-1792 (procurar a servidora Maria Alitta).

Semana – A Semana Nacional da Conciliação é promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todos os tribunais do país. Este ano, está programada para se realizar em sua sexta edição no período de 28 de novembro a 2 de dezembro nos tribunais brasileiros. Consiste num esforço concentrado do Judiciário para disseminar a cultura da pacificação de conflitos por meio da prática da conciliação.

Agência Nacional de Notícias com TJDFT