Semana consolida protagonismo do tribunal de Roraima em ações de sustentabilidade

Você está visualizando atualmente Semana consolida protagonismo do tribunal de Roraima em ações de sustentabilidade
Foto: Nucri/TJRR
Compartilhe
Desta segunda-feira (5/6) até o próximo dia 13 de junho, durante a 7ª Semana do Meio Ambiente, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) estará envolvido em ampliar as discussões e ter uma agenda voltada para atividades com pautas ambientais. A programação foi aberta com uma solenidade e entrega de mudas, e segue com troca de experiências entre tribunais, blitz sustentável, palestra sobre energia renovável, bazar e feira de orgânicos.
Durante a solenidade de abertura, o presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento, destacou que estas ações apenas consolidam o empenho permanente do tribunal com a redução de danos ao meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável. Ele citou o programa Lumen como a principal iniciativa nesta linha. A ação transformou a matriz energética da corte que passou a funcionar 100% com energia solar.
“Conjugar desenvolvimento com a preservação do meio ambiente é o grande desafio. O Tribunal  de Justiça de Roraima tem feito sua parte, sendo o primeiro tribunal com 100% de energia limpa e renovável”, destacou o desembargador.
O presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJRR, juiz Jarbas Lacerda de Miranda, destacou que a Semana é uma oportunidade de mostrar para o público interno e externo as atividades realizadas no âmbito do TJRR.
Nós vamos também interagir com outros tribunais, ver o que eles estão fazendo nessa área e trazer estas boas práticas para o TJRR. Todos vão ganhar com essas ações”.O foco em sustentabilidade contribuiu para que o TJRR alcançasse o maior patamar do Prêmio CNJ de Qualidade: o selo Diamante/Excelência. Para o secretário de Gestão Estratégica em exercício, Igor Dourado, esta condecoração incentiva o tribunal na busca constante por inovação.

“O TJRR tem sido sempre pioneiro em boas práticas na administração pública. Estamos sempre buscando inovar e sensibilizar o público interno e externo para essa mudança de paradigmas, buscando políticas para promover um desenvolvimento cada vez mais sustentável”, destacou.

O TJRR conta com um Plano de Logística Sustentável, que busca consolidar a Política de Sustentabilidade implementada na Corte de Justiça roraimense, com foco nos eixos: ambiental, econômico, social e cultural. Durante a abertura da Semana, o documento foi apresentado pela chefe do Setor de Gestão Socioambiental e Acessibilidade, Ana Livia Sá. Ela destacou que o plano passou por uma atualização recente, com metas a serem alcançadas até 2026.

Comparando com 2019, o Poder Judiciário de Roraima consumiu quase 2 mil folhas de papel a menos em 2022; zerou o uso de copos descartáveis, substituindo por oxibiodegradáveis; zerou o consumo de embalagens descartáveis para água mineral; consumiu dois mil metros cúbicos de água a menos em relação a 2019 e reduziu em quase 20 mil litros o consumo de combustível”, destacou.
Fonte: TJRR
Macrodesafio - Promoção da Sustentabilidade