Robôs economizarão tempo na execução de tarefas repetitivas na Justiça do Trabalho

Você está visualizando atualmente Robôs economizarão tempo na execução de tarefas repetitivas na Justiça do Trabalho
Compartilhe

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) lançou nesta segunda-feira (17/7), em âmbito nacional, o Projeto Solária, que constrói robôs computacionais para realizar tarefas repetitivas e que não dependem da intervenção humana. O lançamento foi transmitido ao vivo pelo canal do CSJT no YouTube.

A solução tecnológica foi construída pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR) e colocada à disposição dos demais Tribunais Regionais, do CSJT e do Tribunal Superior do Trabalho. O Solária já está em funcionamento no TRT da 9ª Região desde o início de 2021 e tem como objetivo construir soluções automatizadas para o trabalho do dia a dia das unidades judiciárias de primeiro e segundo graus.

O nome do projeto foi extraído de uma obra do escritor de ficção científica Isaac Asimov (1920-1992), em que o planeta Solaria se destinava à produção de robôs para atender aos humanos em suas necessidades. “No projeto a ideia é semelhante: construir robôs que possam auxiliar em atividades repetitivas e que são comuns no trabalho judiciário”. As principais motivações são a redução do número de servidores no Judiciário e o considerável volume de atividades.

Até o momento foram desenvolvidos 18 Robôs Judiciários (RJs) para a execução de diversas tarefas. “O diferencial do projeto foi a intensa participação dos usuários, no caso, os servidores das unidades judiciárias de primeiro e segundo graus”, explica o secretário-geral do CSJT, juiz Bráulio Gusmão. “Além de acompanhar e direcionar a produção dos robôs, os próprios servidores são responsáveis pela sua disseminação e por sua evolução”.

Economia de esforço

Para medir a eficiência dos robôs, foram construídos indicadores, como o tempo que eles assumem das tarefas humanas e o que conseguem produzir. As tarefas são as que normalmente alguém faria e que agora são entregues à automação. Desde o início do projeto, no TRT da 9ª Região (PR), já foram economizadas mais de 59 mil horas de esforço e, no mês passado, as tarefas repetitivas do robôs equivaleram às atividades de 24 servidores.

RJ-2

A servidora Iara Dalazen Takahashi, do TRT da 9ª Região apresentou o Robô Judiciário nº 2 (RJ-2), criado para automatizar a publicação de acórdãos no PJe, gerar e publicar as intimações no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho, bem como movimentar os processos no fluxo do sistema PJe.

RJ-9

A servidora Carolina Furtado Boza apresentou o Robô Judiciário nº 9 (RJ-9), que junta no processo o espelho dos alvarás assinados no SISCONDJ, intima os beneficiários, por intermédio de seus advogados ou procuradores, via DEJT ou via Sistema, conforme o caso.

Implantação

Nas próximas semanas, todos os TRTs e o TST começarão a colocar os dois primeiros robôs em operação. A previsão é que os demais estejam disponíveis tão logo sejam concluídas suas configurações.

Fonte: TST

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados