O Tribunal Superior do Trabalho está sediando, de 18 a 19 de março, a 42.ª Reunião do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv). Na programação, estão previstas palestras sobre Sustentabilidade no Poder Judiciário, Tratamento de denúncia e Proteção ao denunciante nas Ouvidorias do Poder Executivo Federal e Recebimento e tratamento de denúncia contra a alta administração dos TRTs.
Também estão previstas na programação as temáticas Justiça sem Medo: Empoderamento Feminino nos Tribunais, Pode o subalterno ser ouvido? O papel das Ouvidorias no diálogo com a sociedade, além da temática Ouvidoria da Mulher: escuta ativa sobre discriminação, violência e assédio em razão de gênero.
Ambiente colaborativo
A abertura contou com a participação da ouvidora-geral da Justiça do Trabalho, ministra Delaíde Miranda Arantes, que destacou a importância do Coleouv na troca de informações, no aprimoramento das ouvidorias e na construção de um ambiente mais colaborativo. “As ouvidorias são fundamentais para garantir transparência, qualidade dos serviços e um canal de interlocução com a sociedade”, afirmou.
O presidente do Coleouv, desembargador Marcelo Maciel Mansilha, do Tribunal Regional do Trabalho da 17.ª Região (ES), ressaltou o impacto direto das ouvidorias na melhoria dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho. “A ouvidoria contribui para uma Justiça mais célere e acessível”.
Também estiveram presentes na abertura do evento o vice-presidente do Coleouv, desembargador Jorge Orlando Ramos, a secretária Coleouv, desembargadora Maria Cristina Diniz Caixeta, além do ministro do TST Fabrício Gonçalves.
Confira mais fotos do 42.º Coleouv no Flickr do CSJT.
Sobre o Coleouv
Criado em 2012, o Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho é uma entidade civil de âmbito nacional, sem fins lucrativos, composta por magistrados das ouvidorias dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e do TST. Seu objetivo é elevar os padrões de transparência, eficiência e participação social na Justiça do Trabalho, promovendo a integração entre as unidades e disseminando boas práticas no atendimento ao cidadão.
Fonte: CSJT