Representante do Ministério Público no CNJ recebe medalha da Justiça Eleitoral do DF

Você está visualizando atualmente Representante do Ministério Público no CNJ recebe medalha da Justiça Eleitoral do DF
Conselheiro do CNJ recebe Medalha do Mérito Eleitoral. FOTO: TRE-DF
Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) realizou, na tarde desta segunda-feira (4/4), a entrega da Medalha do Mérito Eleitoral ao procurador da República Sidney Pessoa Madruga. A comenda homenageia pessoas físicas e entidades – nacionais e estrangeiras – que tenham se destacado por seus méritos e relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral do Distrito Federal.

Sidney Madruga assumiu seu mandato no CNJ em agosto de 2021. Antes disso, entre 2020 e 2021, ele coordenou o Grupo Executivo Nacional da Função Eleitoral, voltado para uma atuação coordenada de todo o Ministério Público Eleitoral. O colegiado teve importante atuação nas eleições municipais de 2020, principalmente na edição de orientações aos procuradores e promotores responsáveis por fiscalizar a aplicação das regras e garantir o equilíbrio da disputa.

Madruga também já exerceu a função de procurador regional Eleitoral por dois mandatos consecutivos – entre 2009 e 2013 na Procuradoria da República da Bahia e entre 2015 e 2019 na Procuradoria Regional da República da 2ª Região. Também atuou durante vários anos nesses dois estados como substituto e auxiliar na matéria. Ele é autor de publicações que abordam questões relacionadas a propaganda eleitoral, ações afirmativas nas eleições e capacidade eleitoral das pessoas com deficiência mental grave.

A cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Eleitoral foi realizada no Gabinete da Presidência, no edifício-sede do TRE-DF. A indicação de Madruga, na categoria Jurista, foi feita pelo desembargador eleitoral Renato Guanabara Leal, um dos conselheiros da medalha e autor da indicação. A entrega foi realizada pelo Chanceler da Medalha e presidente do TRE-DF, desembargador Humberto Adjunto Ulhôa, e acompanhada pela subprocuradora-geral da República Maria Iraneide Facchini e pelo desembargador eleitoral Renato Gustavo Alves Coelho.

Nos anos anteriores, as comendas de todas as categorias eram entregues em cerimônia aberta ao público. Devido à pandemia de Covid-19, as medalhas dos indicados à categoria Jurista estão sendo entregues separadamente, no Gabinete do Presidente do TRE-DF, para minimizar o risco de contágio pela Covid-19.

A Medalha do Mérito Eleitoral é a distinção honorífica, em grau de Comenda, entregue com o objetivo de incentivar uma maior cooperação com a Justiça Eleitoral e o exercício da cidadania, levando a um engrandecimento do ideal democrático.

Agência CNJ de Notícias
(com informações do TRE-DF e da Procuradoria Geral da República)

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade