Projeto de memória da Justiça Eleitoral do Ceará lança novo vídeo

Você está visualizando atualmente Projeto de memória da Justiça Eleitoral do Ceará lança novo vídeo
Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) lançou o terceiro vídeo do Projeto Arquivo Vivo. A iniciativa desenvolvida pela Seção de Protocolo, Expedição e Arquivo, da Coordenadoria de Apoio Administrativo do Tribunal faz o resgate do acervo histórico e a difusão do acervo arquivístico, por meio do material restaurado e de entrevistas com personalidades.

O terceiro vídeo inicia com o cordel musicado do poeta David Luna sobre a importância dos mesários e das mesárias para a realização das eleições. Na sequência, o servidor do TRE-CE Vando Matias Gadelha, técnico judiciário há 37 anos, relata a criação do Sistema de Distribuição de Mesários.

Já Nadja Maria Silva, conhecida como Vovó Motoca, mesária de 71 anos, e o senhor Francisco Carlos da Silva, conhecido como Carlos Careca, mesário há mais de 20 anos, relatam um pouco de suas experiências e do orgulho de atuarem como representantes da Justiça Eleitoral nos dias das eleições. E são apresentados documentos históricos das eleições de 1998, como cédulas de votação impressa, cédula de voto em separado, lacres de urnas de lona e manuais de votação tradicional e eletrônica.

Resgate

A partir de vasto material selecionado pela Seção do TRE-CE após a higienização e restauração de documentos, assegurando sua preservação, surgiu a ideia do Projeto Arquivo Vivo. Nele, entrevistados e entrevistadas resgatam memórias vividas em conjunto com a Justiça Eleitoral no Ceará e fazem um paralelo com a modernidade alcançada nos dias atuais.

Por meio do projeto, a área de Gestão Documental se insere nas comemorações dos 90 anos da Justiça Eleitoral, partilhando com a sociedade um pouco de sua história, demonstrando de maneira acessível e leve algumas particularidades do processo eleitoral, alinhando memória e cidadania. O Programa de Gestão Documental da Justiça Eleitoral do Ceará tem, entre seus objetivos, garantir a preservação e o acesso aos documentos arquivísticos e processos administrativos e judiciais, assegurando a recuperação das informações de forma ágil e eficaz.

Fonte: TRE-CE

Assista ao 3º vídeo do Projeto no YouTube

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade