Programa Justiça 4.0 capacita mais de 3,4 mil profissionais em 2022

Você está visualizando atualmente Programa Justiça 4.0 capacita mais de 3,4 mil profissionais em 2022
Foto: Justiça 4.0
Compartilhe

O Programa Justiça 4.0 capacitou quase 3,5 mil profissionais do Poder Judiciário ao longo de 2022. Foram 1.655 cursistas formados na modalidade síncrona e 1.781 na modalidade autoinstrucional.

Investir na capacitação e formação constante dos membros do Poder Judiciário é um dos eixos de ação do Justiça 4.0. “Os cursos contribuem para atualização e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades dos nossos profissionais. São uma oportunidade valiosa de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional”, destaca Dorotheo Barbosa Neto, juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e um dos coordenadores do programa.

“Os programas de capacitação promovem o desenvolvimento de habilidades técnicas, estratégias de liderança, soluções sustentáveis e inclusivas, que auxiliam líderes, servidores e colegas a lidar com desafios complexos, do dia a dia das nossas instituições, que demandam respostas dinâmicas e assertivas”, afirma Julia Matravolgyi, gerente de projetos do PNUD.

Ao todo, o Justiça 4.0 ofereceu nove capacitações síncronas e oito cursos autoinstrucionais em 2022. As 17 formações integram projetos de de aperfeiçoamento funcional em temáticas prioritárias para o CNJ e a Justiça Federal; capacitação técnica para desenvolvedores nas tecnologias da Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br); estruturação do Escritório de Projetos do CNJ (PMO JUD); e capacitação para utilização do Sniper.

Os cursos com maior número de participantes capacitados foram, respectivamente:

  • Sniper: Capacitação para Utilização, com 975 formados;
  • Inovação no Judiciário: Governo como Plataforma e Dados Abertos, com 627;
  • Dashboards com Power BI, com 323; e
  • Python para Análise de Dados, com 287.

Os cursistas vinculados aos tribunais estaduais e do Trabalho representam a maior parte dos estudantes que concluíram as capacitações na modalidade autoinstrucional: 45,48% e 29,25%, respectivamente.

Estão previstas para 2023 outras 11 capacitações. Os cursos Spark – Distribuição e processamento de dados, SNGB: formação para capacitação, Sistemas de Integridade e Compliance, Excel para a Análise de Dados e R para a Análise de Dados já foram disponibilizados para o público.

“Com o objetivo de dar continuidade à formação e ao aperfeiçoamento dos membros do Poder Judiciário nas temáticas do Programa Justiça 4.0, ao longo de 2023 serão lançados ainda cursos sobre tecnologias em Java; ciência de dados, especificamente Machine Learning e Mineração de Texto; inteligência artificial e anotação de dados; integridade e compliance; bem como um novo módulo do curso do SNIPER, agora sobre dados judiciais e sigilosos”, detalha Tamires Souza, assessora em projetos de Educação a Distância do Programa.

Confira os cursos disponíveis para matrícula:

Justiça 4.0

O programa Justiça 4.0 é uma iniciativa de cooperação técnica entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) apoiada pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Superior Tribunal de Justiça (STJ).  O Justiça 4.0 desenvolve soluções tecnológicas disruptivas para acelerar a transformação digital do Poder Judiciário brasileiro.

Texto: Marina Baldoni e Raquel Lasalvia
Edição: Ana Terra
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional