TV Justiça destaca primeiro ano da gestão do ministro Peluso na Presidência do CNJ

Compartilhe

A TV Justiça exibe, a partir desta quarta-feira (4/5), o programa Conselho Nacional de Justiça – Compromisso com a Justiça do Brasil (2010 – 2011), que destaca as ações do CNJ no primeiro ano da gestão do ministro Cezar Peluso como seu presidente. Na quarta-feira, o programa vai ao ar a partir das 18h, o mesmo horário da quinta-feira (5/5), quando será reprisado. No sábado (7/5), a exibição começa às 15h. No domingo (8/5), às 8h.

O programa divide-se em partes distintas para ressaltar os principais compromissos do CNJ: com o cidadão, com os tribunais, com a transparência, com os direitos humanos e com o futuro.

Sobre o Compromisso com o Cidadão, serão destacadas iniciativas como o Movimento pela Conciliação, o Fórum da Saúde, a pesquisa sobre os 100 maiores litigantes da Justiça, os juizados nos aeroportos e os programas Espaço Livre e Cidadania, Direito de Todos.

Quanto ao Compromisso com os Tribunais, a atração da TV Justiça vai abordar o Processo Judicial Eletrônico, as metas do Poder Judiciário, o Projeto Eficiência, o trabalho do Grupo de Apoio aos Tribunais, o Encontro Nacional de Capacitação, as inspeções nos tribunais e o programa Judiciário em Dia, entre outras atividades.

Na parte dedicada ao Compromisso com a Transparência, estarão em destaque o Programa Justiça em Números, as pesquisas do CNJ, o trabalho de divulgação realizado pela Assessoria de Comunicação Social e o papel da Ouvidoria.

A TV Justiça, em relação ao Compromisso com os Direitos Humanos, vai abordar o Mutirão Carcerário, o Mutirão de Medidas de Segurança, os núcleos de advocacia voluntária, o Seminário sobre Tortura, a Lei Maria da Penha e os programas Começar de Novo e Justiça Plena.

Sobre o Compromisso do CNJ com o Futuro, serão abordados o Cadastro Nacional de Adoção, o Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas, as ações contra o bullying, a modernização das certidões de nascimento e os programas Justiça ao Jovem, Depoimento sem Dano e Pai Presente.

Jorge Vasconcellos
Agência CNJ de Notícias