Procedimentos de auditoria do TRE-PR serão transmitidos por 36 horas ao vivo

Você está visualizando atualmente Procedimentos de auditoria do TRE-PR serão transmitidos por 36 horas ao vivo
Arte: TSE
Compartilhe

Pela primeira vez, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) vai realizar auditorias nas urnas em uma eleição suplementar, em cerimônia pública aberta a qualquer pessoa que quiser acompanhar. Os procedimentos serão transmitidos por cerca de 36 horas ao vivo pelo YouTube.

O objetivo das auditorias é atestar a integridade, a segurança e a auditabilidade da urna eletrônica. A Seção de Produção Audiovisual (SPA) será responsável pela transmissão, em conjunto com uma empresa contratada. Serão utilizadas quatro câmeras: duas cruzadas no plano geral, uma na urna eletrônica e outra na pessoa que estará abrindo e cantando os votos de testagem. No local, serão instaladas três televisões para que o público acompanhe detalhes da movimentação.

A transmissão terá início no sábado (6/11) com o sorteio das urnas que serão auditadas no domingo (7/11), dia da eleição em Francisco Alves (PR). A urna sorteada para a auditoria de funcionamento será retirada da seção eleitoral, pois já estava preparada para a votação, substituída por outra de contingência e transportada até o local da auditoria. O ambiente permanecerá sendo filmado inclusive durante a madrugada.

A auditoria de funcionamento, que acontecerá no mesmo local do sorteio (Colégio Estadual Vicente Tomazini), começa às 7h no domingo e será transmitida em tempo real até às 17h.

A outra urna sorteada passará por uma auditoria nos sistemas, no próprio local de votação, antes do início da eleição.

Fonte: TRE-PR

 

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais