Primeira mulher presidente de tribunal fluminense participa do projeto “Quem sente na pele”

Você está visualizando atualmente Primeira mulher presidente de tribunal fluminense participa do projeto “Quem sente na pele”
Quem Sente na Pele - Mulheres no Judiciário -
Compartilhe

No mês que marca o Dia Internacional da Mulher, os Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (COGENs -1º e 2º graus) apresentaram o novo vídeo do projeto “Quem sente na pele”.

“Mulheres na magistratura” traz o depoimento da desembargadora aposentada Leila Mariano, presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) no biênio 2013/2014, com uma retrospectiva da participação das mulheres no Poder Judiciário. Ela relata a discriminação sofrida na década de 1960 e as conquistas ao longo dos anos até a posse na Presidência como a primeira mulher a administrar o Tribunal do Rio.

“O Tribunal não queria promover mulheres. Eu acho que eles temiam que tivéssemos uma participação política”, destaca a desembargadora ao falar sobre o início da carreira.

Quem sente na pele

O projeto “Quem sente na pele” é uma série de vídeos promovida pelos COGENs e produzida pelo Departamento de Comunicação Interna (DECOI) por meio da Divisão de Mídia e Audiovisual (DIMAU). A série apresenta depoimentos de magistrados(as) e servidores(as) com relatos de situações que viveram no dia a dia relativos a temas ligados à discriminação, ao preconceito, à desigualdade e à vulnerabilidade, entre outros.

A iniciativa cumpre as determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio dos COGENs, Comitês criados a partir da Resolução do CNJ nº351, de outubro de 2020.

Assistia ao vídeo “Mulheres na magistratura”:

Fonte: TJRJ

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais