Presidente do TJ visita futuras instalações da Central Regional de Inquéritos de Picos

Você está visualizando atualmente Presidente do TJ visita futuras instalações da Central Regional de Inquéritos de Picos
Foto: Ascom TJPI.
Compartilhe

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), desembargador Hilo de Almeida, visitou, nesta terça-feira (23), as futuras instalações da Central Regional de Inquéritos de Picos. Participaram também da vistoria o desembargador Ricardo Gentil; o secretário estadual da Justiça, Coronel Carlos Augusto; e os juízes auxiliares da Presidência Luiz de Moura e Leonardo Brasileiro.

“O Supremo Tribunal Federal acaba de formar maioria pela implantação obrigatória do juiz das garantias em todo o território brasileiro. A efetivação dos dispositivos legais relacionados ao juiz das garantias exige adequação das unidades jurisdicionais com competência penal. Como solução para a implementação do juiz das garantias, o estudo contempla a viabilidade da regionalização de Centrais de Inquérito e Audiência de Custódia no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, nos mesmos moldes da Central de Inquéritos de Teresina, já em funcionamento desde o ano de 2013”, explicou o magistrado Luiz de Moura Correia, que já atuou como juiz da Central de Inquéritos da comarca de Teresina e hoje coordena o projeto de implantação das Centrais Regionais de Inquéritos.

A Central de Inquéritos de Teresina/PI, foi criada através da Resolução nº 24/10, do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, tendo como natureza de serviço especializado de apoio, com a atribuição de zelar pelo controle da legalidade da investigação criminal e salvaguardar os direitos individuais da pessoa presa.

“Com essa abordagem, a Central de Inquéritos não apenas agiliza a tramitação dos processos pré-processuais, contribuindo para a produtividade das Varas Criminais de Teresina, mas também estabeleceu, há uma década, a figura do “Juiz de Garantias”, que agora será instituída pela Lei nº 13.964/19, com a conclusão do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal”, declara Luiz de Moura. “Logo, a partir do momento em que se alterou a estruturação da investigação preliminar, criando o órgão auxiliar da Central de Inquéritos, foi atribuído ao magistrado designado tão-somente a função que lhe cumpre na pré-processual, que é a de garantidor dos direitos fundamentais constitucionalmente consagrados”, complementa.

Para o desembargador Hilo de Almeida, o vanguardismo do TJ-PI na instalação a Central de Inquéritos da comarca de Teresina e no projeto de Centrais Regionais de Inquéritos permitirá que o Tribunal cumpra, com agilidade e efetividade, a determinação de implantação da figura do juiz das garantias. “A experiência da Central de Inquéritos da comarca de Teresina é reconhecida por todo o Judiciário brasileiro e agora vamos avançar ainda mais com a instalação das Centrais Regionais, como é o caso aqui de Picos”, disse o desembargador-presidente.

A Central Regional de Inquérito de Picos será instalada na Avenida Getúlio Vargas, onde atualmente funcionam o Cejusc e as Audiências de Custódia. Para sua implementação, o TJ-PI conta com a colaboração do Executivo, por meio da estruturação do Instituto Médico Legal (IML) e da Central Integrada de Alternativas Penais.

Fonte: TJPI.

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão da Justiça criminal