Presidente do CNJ assina ato simbólico de repasse ao Rio Grande do Sul

Você está visualizando atualmente Presidente do CNJ assina ato simbólico de repasse ao Rio Grande do Sul
Sede do CNJ - Foto: Rômulo Serpa/Agência CNJ
Compartilhe

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, assina, nesta segunda-feira (10/6), um ato simbólico de repasse de valores do Tribunal Regional do Trabalho da 23.ª Região (TRT-23) para o Rio Grande do Sul, atingido por fortes chuvas desde abril deste ano. O encontro será realizado na sede do CNJ, às 17h.

O repasse está baseado na Resolução Conjunta 10/2024, assinada entre o CNJ e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com regras para que instituições, entidades e órgãos públicos repassem à Defesa Civil valores obtidos em acordos ou condenações pela prática de atos de improbidade que tenham causado danos à coletividade, como meio ambiente, saúde e direitos trabalhistas, entre outros.

Até agora, os tribunais já enviaram mais de R$ 180 milhões à Defesa Civil gaúcha, com base na Recomendação CNJ 150/2024, assinada em conjunto pela Presidência do CNJ e pela Corregedoria Nacional de Justiça, com foco no repasse de recursos provenientes das varas criminais.

O objetivo é contribuir com ações de auxílio às vítimas dos eventos climáticos sofridos pelos municípios gaúchos.

Imprensa interessada em cobrir a reunião deve se credenciar pelo e-mail: imprensa@cnj.jus.br

Texto: Lenir Camimura
Edição: Sarah Barros
Agência CNJ de Notícias