Prêmio do CNJ motiva mutirão com BMG

Compartilhe

A assinatura do termo de cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o banco BMG marcou a abertura do último mutirão de conciliação que envolve instituições financeiras em 2011. O evento começou na manhã da última segunda-feira (12/12). As ações em que uma das partes é o banco BMG são o alvo dos acordos desta vez. Esse é o sexto mutirão de conciliação de processos bancários promovido pelo TJMG.

A realização desses mutirões, resultado da iniciativa da 3ª Vice-Presidência do TJMG, da Corregedoria-Geral de Justiça e da Direção do Foro da capital, foi premiada no último dia 9 de dezembro pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que anunciou o TJMG como um dos vencedores do II Prêmio Conciliar é Legal. O prêmio visa identificar, premiar e disseminar experiências que contribuam para a pacificação de conflitos e a modernização da Justiça brasileira. O tema deste ano foi “Conciliação com usuários frequentes (grandes litigantes) e grandes casos”.

A 3ª vice-presidente e superintendente de Projetos Inovadores do TJMG, desembargadora Márcia Milanez, considerou positiva a conquista, destacando a disseminação da cultura da conciliação e a importância do magistrado para buscar o acordo processual. “O prêmio indica que estamos no caminho certo. É um estímulo para continuarmos nesse caminho. Hoje o juiz é o responsável pela construção de uma sociedade justa, solidária e pacificada”, afirmou.

Para o juiz da 3ª Vara Cível de Belo Horizonte e coordenador do mutirão, Raimundo Messias Júnior, o prêmio é um reconhecimento do CNJ ao trabalho de conciliação realizado através dos mutirões. O magistrado fez um balanço dos outros eventos conciliatórios que coordenou. “Estamos constatando um aumento do número de acordos”, ressaltou, complementando que as pessoas ficam mais confiantes na conciliação quando veem os resultados de outros mutirões.

O administrador e coordenador de cobrança judicial do BMG, Lucas Tadeu, contou que o banco aderiu à ideia devido ao sucesso dos outros mutirões realizados pelo TJMG com outras instituições bancárias. Ele acredita que o percentual de acordos pode superar os 60%. “Estamos entrando em contato com clientes por telefone para chamá-los e tentar acordos extrajudiciais”, disse. O representante do BMG informou também que o banco tem como foco a conciliação de processos referentes a financiamentos de veículos, sendo que as propostas oferecidas podem apresentar até 80% de desconto.

O mutirão de conciliação com o BMG vai até sexta-feira, 16 de dezembro, das 8h às 18h. As audiências estão sendo realizadas no pátio interno do Fórum Lafayette, e a pauta está composta de aproximadamente 1.700 processos aptos para o acordo.

Fonte: TJMG