Prédios da Justiça de Santa Catarina vão utilizar energia alternativa solar

Você está visualizando atualmente Prédios da Justiça de Santa Catarina vão utilizar energia alternativa solar
Foto: Ascom TJSC
Compartilhe

A partir de fevereiro de 2023, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) passará a utilizar energia gerada pelo sol, uma fonte renovável e de baixo impacto ambiental. O convênio de cessão com a Celesc Geração S.A foi assinado nesta segunda-feira (19/12), na Serra catarinense, junto com a entrega técnica da Usina Solar Lages I. A unidade terá capacidade instalada de 1mW (megawatt). Para se ter uma ideia, será o mesmo que gerar energia suficiente para mais da metade das comarcas catarinenses ou equivalente ao abastecimento de 650 residências.

O convênio de cessão da Usina Solar de Lages terá prazo de 10 anos, podendo ser prorrogado. A estimativa é de que haja uma economia de 10% sobre o valor gasto com energia elétrica nos prédios do Judiciário catarinense em todo o Estado. “Não é somente sobre economia. Reduzir custos é importante, sim, mas o nosso foco é ambiental e social. O Poder Judiciário está dando sua contribuição com relação às questões do meio ambiente ”, pontuou o desembargador Sílvio Orsatto, representante do Judiciário na solenidade em Lages.

O magistrado destacou, ainda, que é importante buscar soluções ambientalmente saudáveis, sustentáveis e com vistas ao futuro. “Esse é um momento ímpar. É importante construirmos soluções conjuntas, e essa percepção do público e privado de caminhar juntos para superar as dificuldades é muito importante. Queremos chegar a todas as unidades judiciárias com esse novo modelo sustentável, onde todos ganham. E se todos ganham, crescemos juntos”.

Fonte: TJSC

Macrodesafio - Promoção da Sustentabilidade