PR: Automação economiza milhares de horas de trabalho na Justiça do Trabalho

Você está visualizando atualmente PR: Automação economiza milhares de horas de trabalho na Justiça do Trabalho
Arte: TJCE
Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), com jurisdição no Paraná, tem 204 vagas abertas de servidores públicos e apenas 5 liberadas para nomeação pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Para enfrentar esse desafio, em que menos servidores públicos têm de dar conta de mais trabalho, o TRT9 tem um trunfo: robôs. “Investir na automação de tarefas é uma forma de recuperar a força de trabalho perdida”, afirma o juiz Bráulio Gabriel Gusmão, coordenador de projetos que desenvolvem robôs e outras tecnologias para o Tribunal.

Na última semana de janeiro, o TRT9 apresentou o Robô Judiciário 1, ou RJ-1. Trata-se de um algoritmo complexo capaz de executar uma série de tarefas necessárias, mas repetitivas, para permitir a realização de audiências por videoconferência.

O robô agenda uma videoconferência no Zoom; emite uma certidão a ser publicada no processo judicial; envia um e-mail com a informação para os advogados; e publica a intimação no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT). Para operar o robô, são necessários poucos segundos e alguns cliques para dar conta dessas tarefas que antes levariam horas. Nos primeiros cinco dias de operação, o RJ-1 havia agendado 3.035 audiências para videoconferência, feito 3.025 publicações no DEJT, enviado 9.074 e-mails e economizado 506 horas de trabalho humano.

Fonte: TRT9