PJe é destaque em visita de Toffoli à Justiça Federal da 3ª Região

Compartilhe

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, realizou, na última sexta-feira (28/9), visita institucional ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). A presidente do TRF3, desembargadora Federal Therezinha Cazerta, acompanhada de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região, reuniu-se com o Ministro e sua equipe no Gabinete da Presidência.

O TRF3 foi o primeiro tribunal visitado pelo novo Presidente do STF, desde a sua posse no cargo, no dia 13 de setembro. O ministro preside também o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão central de planejamento e de controle do Poder Judiciário.

No encontro, os presidentes trataram de ações conjuntas, visando ao diálogo permanente entre as instituições e ao aperfeiçoamento da Justiça Federal, com destaque para o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e a virtualização de processos físicos.

A desembargadora Federal Therezinha Cazerta apresentou ao ministro Dias Toffoli um estudo sobre a atual fase de inserção, no PJe, dos processos mais antigos, ajuizados em papel. Para completar a transição total para o meio eletrônico, a Magistrada espera contar com o apoio institucional do CNJ, principalmente no diálogo com os grandes litigantes da Justiça Federal.

“O TRF3 congrega o estado mais populoso do país, São Paulo, e também o Mato Grosso do Sul. Fiz questão de vir cumprimentar sua Presidente e seus Desembargadores e deixar aberto um canal de diálogo, principalmente com o CNJ, para promovermos a uniformização de práticas e procedimentos”, disse o ministro sobre sua primeira visita institucional como presidente.

A presidente do TRF3 disse que a visita do presidente do STF e do CNJ sinaliza que as instituições trabalharão em conjunto, visando à melhoria da prestação jurisdicional. Da equipe do ministro no Supremo Tribunal Federal, vieram à reunião o juiz auxiliar Márcio Antonio Boscaro; a secretária-geral da Presidência, Daiane Nogueira de Lira; os assessores da Presidência, Ricardo Newman de Oliveira e Fernando Azevedo e Silva; a assessora de Cerimonial, Célia Regina de Oliveira Gonçalves; e o assessor de Imprensa, Adão Paulo de Oliveira.

Do Conselho Nacional de Justiça, estavam presentes o secretário-geral, desembargador Carlos Vieira von Adamek, e o coordenador de Segurança, Segundo-Sargento do Comando do Exército Marcelo Ribeiro Pires. Os desembargadores federais José Lunardelli, diretor da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região, e Paulo Domingues, coordenador do Comitê Gestor Regional do PJe na Justiça Federal da 3ª Região, também participaram do encontro.

Ainda acompanharam a presidente Therezinha Cazerta, na recepção aos visitantes, a juíza federal Luciana Ortiz, diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo; o juiz federal Fabiano Carraro, membro do Comitê Gestor do PJe; o juiz federal em auxílio à Presidência José Denilson Branco; e o juiz federal Fernando Marcelo Mendes, presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe).

O Presidente

Natural de Marília (SP), José Antônio Dias Toffoli nasceu no dia 15 de novembro de 1967 e é o mais jovem integrante do Supremo Tribunal Federal a presidir aquela Corte. Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo de São Francisco), foi Advogado-Geral da União entre março de 2007 e outubro de 2009, quando assumiu a vaga de Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Já presidiu as duas Turmas do Supremo e foi Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no biênio 2014/2016, tendo dirigido as eleições gerais de 2014.

Fonte: TRF3