Papa-pilhas incentiva descarte correto de lixo em tribunal do Rio

Compartilhe

Uma pilha pode contaminar 20 mil litros de água. No solo, deixa resíduos por 50 anos. Diante desses dados preocupantes, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), em parceira com o Instituto Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil), disponibilizou nesta terça-feira, 19, um papa-pilhas no térreo no Fórum Central, uma alternativa para o descarte seguro de pilhas e baterias.

Inaugurando a novidade, o presidente do TJRJ, desembargador Milton Fernandes de Souza, acredita na importância de iniciativas que prezem pela preservação ambiental. “Hoje existem teses, não só jurídicas, mas filosóficas, que dizem que com a revolução industrial houve a transformação do mundo para o homem, mas agora está começando a mudar: é o homem para o mundo”, observa.

O desembargador Jessé Torres, presidente da Comissão de Políticas Institucionais para a Promoção da Sustentabilidade (Cosus) do Tribunal, reforça os estragos que esse tipo material tóxico pode trazer ao ecossistema e a necessidade de oferecer ao público caminhos corretos para seu descarte. “Todo programa de sustentabilidade que se preze tem que ter uma alternativa de coleta de pilhas e baterias para tirá-las do mercado e dá-las um destino compatível”, enfatiza.

O coletor está disponível ao público na entrada do Fórum, na Rua Dom Manuel 37, Centro do Rio de Janeiro, e seu conteúdo será recolhido pelo Instituto Sicoob e encaminhado a uma empresa certificada para ser processado. “Quando o Papa-pilhas estiver cheio, nós iremos recolher, pesar e saber quantos quilos o TJRJ descartou corretamente”, explica Silvana Lemos, representante do projeto voltado para o desenvolvimento sustentável do Instituto Sicoob.

A ação será permanente e foi coordenada pelo Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape) do TJRJ.

Fonte: TJRJ