Mutirão de conciliação realizará média de 50 audiências toda quarta

Você está visualizando atualmente Mutirão de conciliação realizará média de 50 audiências toda quarta
Compartilhe

Na manhã da quarta-feira (27/4), foi iniciado o Mutirão de Conciliação dos Fóruns Integrados IV, no Bairro Santa Maria (SE). A ação é uma parceira do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unit. O mutirão, que segue até 1º de junho, irá realizar uma média de 50 audiências, divididas em três salas, em todas as quartas-feiras, segundo o supervisor do Projeto de Conciliação e Cidadania do NPJ/Unit, professor Wladimir Correa.

“Esse é um novo projeto que estamos realizando. Trazemos nossos alunos para a prática efetiva. Aqui, eles realizam as conciliações pré-processuais e processuais”, afirmou. Wladimir Correa destacou que a parceria com o TJSE tem ajudado a fortalecer a cultura de paz. “É uma cultura totalmente nova em todo país. Com a implementação do CPC, isso vem com uma grande força. Essa parceria serve para reforçar a ideia da conciliação, da paz e do acordo para fora das salas de aula”, explicou o professor.

Durante a abertura, o grupo de teatro coordenado pela Diretoria de Comunicação do TJSE, Arte em Ação, realizou uma performance sobre resoluções de conflitos e a importância do atendimento no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. Segundo a assessora do Cejusc, Ilda Mello, a realização de mutirões auxilia na implantação da estrutura de conciliações em todo o estado. “Tínhamos processos que estavam com pauta de audiência distante, para dois ou três meses, e agora as pessoas conseguem resolver seus conflitos de uma forma muito mais célere”, ressaltou.

O TJSE, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Conflitos (Nupemec), está em fase de implantação de um Cejusc no Fórum de Santa Maria. “Ele vai abranger toda comunidade em volta, para diminuir e pacificar os conflitos da região de forma mais rápida”, explicou Ilda.

Fonte: TJSE