Ministro Dipp apresenta campanha da conciliação e juizados especiais para a Justiça colombiana

Compartilhe
Sexta, 05 de Dezembro de 2008

O  corregedor  nacional de Justiça,  ministro Gilson Dipp, apresentou em Medellín, Colômbia, as ações que o Brasil vem adotando para tornar os processos judiciais mais ágeis e garantir o acesso da população ao  Judiciário. O ministro falou para uma platéia formada por ministros da Corte suprema, magistrados e servidores da justiça colombiana durante o Painel “Acesso à Justiça, Conciliação e Juizados Especiais – Uma Experiência Brasileira Bem Sucedida”.   O ministro participou, a convite, do V Encontro do Conselho Superior do Judiciário da Colômbia, que foi encerrado na manhã desta sexta-feira (05/12 ), pelo presidente da Colômbia, Alvaro Uribe. 

Em seu discurso, Gilson Dipp enfatizou o esforço da Justiça brasileira durante a Semana  Nacional pela Conciliação  e mostrou como a população se beneficiou com a criação dos juizados especiais, iniciativas que garantem a agilidade e simplificam a prestação jurisdicional.

Ao assinalar a necessidade de cooperação entre os países sul americanos, o  corregedor lembrou que as justiças de cada país precisam trabalhar nessa direção. A própria participação do ministro foi fruto desse esforço de integração, já que no mês anterior  Dipp havia estado em outras cidades colombianas para explicar o funcionamento dos juizados especiais.  O ministro foi  aplaudido  ao citar os nomes dos principais times de futebol colombianos e ao citar o verso da música de música de Caetano Veloso como lema dessa cooperação: “Soy loco por ti, América” . 

MG/ SR

Agência CNJ de Noticias