Ministra Rosa Weber é condecorada com medalha da Justiça Eleitoral gaúcha

Você está visualizando atualmente Ministra Rosa Weber é condecorada com medalha da Justiça Eleitoral gaúcha
O presidente do TRE-RS, desembargador Francisco José Moesch, condecora a presidente do STF e do CNJ, ministra Rosa Weber - Foto: Ricardo Fuchs
Compartilhe

Na última sexta-feira (12/5), a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, foi agraciada com a Medalha Moysés Vianna do Mérito Eleitoral, destinada a personalidades que se destacaram em matéria de Direito Eleitoral ou no aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral. Na ocasião, a ministra participou também da cerimônia de instalação da nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), localizada no centro histórico de Porto Alegre.

A medalha foi instituída pelo Pleno do TRE-RS, por meio da Resolução n. 51, de 21 de maio de 1990 e é uma homenagem ao magistrado Moysés Vianna, assassinado durante as eleições de 1936 ao tentar impedir uma fraude eleitoral. O desembargador Francisco José Moesch, presidente do tribunal, ao condecorar a presidente do CNJ e do STF afirmou que a trajetória da ministra é marcada por dedicação exemplar ao serviço público e à defesa dos direitos humanos.

Moesch lembrou também o trabalho de Rosa Weber como magistrada do Trabalho, onde “se destacou pela defesa dos direitos trabalhistas e pela luta contra a precarização das relações de trabalho, o que denota o exemplar espírito de não permitir que o capital mine a dignidade da pessoa humana”.

Frisou ainda a importância do trabalho da ministra à frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante as Eleições de 2018, período em que, além de impulsionar o cadastramento biométrico nacional, empregou esforços para a aquisição e reforma do prédio do TRE-RS. “Ministra, qualquer homenagem é ínfima frente à gratidão do povo gaúcho ao trabalho exercido por Vossa Excelência. Nosso reconhecimento e apreço”, disse o presidente do TRE.

Agradecida e emocionada, a ministra Rosa Weber fez uso da palavra, manifestando a satisfação de estar de volta a sua terra natal, pela qual nutre carinho especial e onde tem seu porto seguro, além de tecer elogios ao sistema eleitoral brasileiro.

Inauguração da nova sede

A nova sede do TRE-RS reúne um conjunto de soluções que beneficiam as operações do tribunal, ao mesmo tempo em que trazem grande economia de recursos e vantagens para os cidadãos que buscam a Justiça Eleitoral. No imóvel, estão unidades da Corte que antes estavam localizadas em outros pontos da cidade, distantes entre si e gerando custos com aluguéis, logística e manutenção.

Além disso, a nova localização – no centro histórico de Porto Alegre – torna mais fácil o acesso da população, pois está situado em área central, entre duas vias de grande circulação, próxima aos principais terminais de ônibus e linhas de lotação. Também há ciclovias que passam junto aos dois acessos do prédio.

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade