Meta 2: Lançamento em Rio Branco (AC) marca a presença da região Norte na Semana Nacional

Compartilhe

O membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conselheiro Jeferson Luiz Kravchychyn, participa do lançamento da   Semana Nacional da Conciliação – Meta 2,  em Rio Branco, no Acre , em cerimônia que marca a participação da Justiça da região Norte na mobilização. A abertura será realizada na próxima segunda-feira (14/09), a partir das 9h, no Fórum Barão do Rio Branco, que fica na Rua Benjamin Constant, nº 1.165 , na capital acreana . Na ocasião, o conselheiro e o presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Pedro Ranzi, darão explicações sobre os objetivos da semana e as expectativas de acordos.

A Semana Nacional da Conciliação – Meta 2 ocorre entre os dias 14 e 19 de setembro em todos os estados brasileiros. Foi instituída pelo CNJ em parceria com os tribunais de justiça para assegurar o cumprimento da Meta 2. Essa meta visa o julgamento, ainda esse ano, de todos os processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005.

No Acre, o tribunal informou ao CNJ que existem 7.639 processos, da Meta 2, pendentes de julgamento. Durante a semana, já estão confirmadas a realização de 300 audiências na Capital, Rio Branco. O mutirão de conciliação também ocorrerá nas Comarcas do interior do Estado e qualquer cidadão pode entrar em contato com o tribunal para agendar a audiência de conciliação durante a semana.  

Abertura em outras Capitais – A abertura da Semana Nacional pela Conciliação – Meta 2 ocorre simultaneamente em capitais de cinco regiões do país. Em São Paulo, a solenidade de abertura será realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, com a presença do presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, e do conselheiro Felipe Locke Cavalcanti. Em Curitiba, o evento acontece com a participação do corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, e da conselheira Morgana Richa, que é presidente da comissão que coordena o Movimento Nacional pela Conciliação.

Os estados do Acre e do Mato Grosso sediam o lançamento nas regiões Norte e Centro-Oeste com a participação dos conselheiros Jefferson Kravchychyn e Paulo Tamburini, respectivamente. Apenas na Região Nordeste a Semana será lançada nas capitais de dois estados (Alagoas e Pernambuco). O conselheiro José Adonis Callou de Araújo Sá participará da abertura e da coordenação dos trabalhos em Alagoas. Já em Pernambuco, o conselheiro Jorge Hélio estará na abertura e acompanhará os trabalhos no estado.

A denominada Meta 2 faz parte das 10 metas de nivelamento estabelecidas por todos os presidentes dos tribunais brasileiros, em fevereiro deste ano, durante o 2o Encontro Nacional do Judiciário, em Belo Horizonte. O Conselho Nacional de Justiça coordena a campanha pelo cumprimento da Meta e a Semana Nacional.

 

 

 

EN/SR

Agência CNJ de Notícias