Memorial da Justiça do Tribunal de PE participa da Semana Nacional de Arquivos

Você está visualizando atualmente Memorial da Justiça do Tribunal de PE participa da Semana Nacional de Arquivos
Foto: TJPE
Compartilhe

O Dia Internacional do Arquivo foi comemorado na terça-feira (9/6) e o Memorial da Justiça junto com a Comissão de Gestão e Preservação da Memória se inscreveram na programação da Semana Nacional de Arquivos, organizada pelo Arquivo Nacional, representando o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). No evento, foi realizado o lançamento da 9ª edição da Revista Documentação e Memória, que traz a publicação de trabalhos nas áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, História e Museologia e outras áreas da Ciências Humanas Sociais, que utilizem acervos do Judiciário ou tratem de temas a ele relacionados.

A nova edição da revista do Memorial da Justiça apresenta os trabalhos selecionados do I Fórum de História e Direito, realizado em parceria com a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) em 2019, bem como dois textos do desembargador Jones Figueirêdo. Inclusive, a Revista Documentação e Memória foi publicada na terça-feira (9/6), em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos.

“Como guardiões do arquivo permanente do Poder Judiciário de Pernambuco e responsável pela sua difusão, o Memorial da Justiça e a Comissão de Gestão e Preservação da Memória, presidida pelo desembargador Jones Figueirêdo, não poderiam deixar de participar da Semana Nacional dos Arquivos. Essa semana coloca em evidência os arquivos, lugar de memória que é muitas vezes esquecido e relegado pelas instituições, estimulando a sociedade a pensar e discutir sobre temas pertinentes à área da Arquivologia,” conclui a doutora em História e gestora do Memorial da Justiça, Mônica Pádua.

Fonte: TJPE