Memorial da Justiça do Trabalho pernambucano facilita acesso a processos históricos

Você está visualizando atualmente Memorial da Justiça do Trabalho pernambucano facilita acesso a processos históricos
Compartilhe
O Memorial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região fez o lançamento da ferramenta que facilita a consulta nos processos judiciais históricos do TRT-6. Uma ação de fundamental importância para preservar e valorizar o patrimônio arquivístico do órgão. A iniciativa visa proporcionar uma plataforma acessível para a pesquisa dos arquivos judiciais permanentes.
Com essa nova ferramenta, a sociedade terá a oportunidade de explorar fontes históricas que fornecem variadas informações sobre litígios e questões laborais que moldaram o cenário trabalhista ao longo dos anos. O objetivo é servir de instrumento de pesquisa que sumariza os documentos judiciais, fornecendo informações como o número dos processos, as datas de arquivamento e os nomes das partes envolvidas, organizados de acordo com as Juntas de Conciliação e Julgamento onde foram produzidos.
“Compartilhar conhecimento é promover cidadania”, afirma Ricardo Rezende, Coordenador de Gestão Documental e Memória. Essa ação não apenas auxilia a pesquisa, mas também democratiza o acesso ao conhecimento, permitindo que diversos estratos da sociedade se conectem com a história das relações trabalhistas. O Memorial do TRT-6 convida todas e todos a explorar essa ferramenta e se engajar com o vasto legado institucional. Acesse o inventário on-line do acervo permanente. Para mais informações, entre em contato pelo email, memorial@trt6.jus.br.

Preservação da memória

O Memorial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região é um espaço dedicado à preservação da memória e história da Justiça Trabalhista em Pernambuco. Por meio de iniciativas inovadoras como o inventário on-line, o Memorial busca proporcionar uma experiência educativa e enriquecedora para quem tem interesse na compreensão das raízes e desenvolvimento da Justiça do Trabalho.
Fonte: TRT6
Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade