Portuguese PT English EN Spanish ES
Manual detalha ações para implantação da estratégia nacional de TI no Judiciário
Manual detalha ações para implantação da estratégia nacional de TI no Judiciário
Arte: iStock/TJRS
Compartilhe

A publicação de um manual do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), direcionado à modernização dos serviços prestados pelos tribunais brasileiros, será de grande utilidade ao processo de transformação digital que o Judiciário brasileiro atravessa. O Guia Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário traz procedimentos, boas práticas, recomendações e diretrizes gerais para implantação da Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), até o fim de sua vigência, em 2026.

Assim como a ENTIC foi atualizada, em 2021, também foram modificados os métodos usados para medir a forma como a Justiça está inovando seus serviços e atendendo às diretrizes da Estratégia. O principal instrumento que desde 2015 afere o grau de adesão à inovação tecnológica dos tribunais é o Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC (iGovTIC-JUD). Neste Guia, é apresentado o novo questionário que tem de respondido anualmente pelo setor de tecnologia das cortes, mais enxuto, com perguntas mais objetivas e claras e um cálculo com metodologia que foi simplificada.

O Guia também apresenta um manual que detalha todo o processo de elaboração do Plano de Transformação Digital (PTD) do tribunal, um instrumento institucional a ser produzido por uma equipe multidisciplinar, com repercussões no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) do órgão. Além de ser uma referência de metodologia no plano teórico, o capítulo dedicado ao PTD oferece também uma dimensão prática, como o modelo de planilha para se inventariar os serviços digitais prestados pelo tribunal.

Acesse a íntegra do Manual

Prática

Um outro capítulo traz um passo a passo, com imagens das telas para facilitar o entendimento, que explica o cadastramento na Plataforma Connect-Jus dos diversos planos de gestão da tecnologia da informação, previstos na ENTIC-JUD, como o PTD e o PDTIC. Além disso, a publicação do CNJ lista uma série de boas práticas de atendimento à Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário, com base na experiência acumulada desde a primeira edição da ENTIC, que vigorou de 2015 a 2020.

As soluções tratam de uma variedade de dimensões das atividades relacionadas à tecnologia da informação e da comunicação. Interoperabilidade entre diferentes sistemas, backup, videoconferências, banda larga, data center, servidores para processamento e armazenamento de informações digitais, central de atendimento e infraestrutura e até política de remuneração da área de TIC são alguns dos objetos das boas práticas listadas pela publicação do CNJ.

Histórico

A ENTIC-JUD foi instituída por meio da edição da  Resolução CNJ n. 370/2021  para melhorar a governança, a gestão e a colaboração tecnológicas e assim proporcionar eficiência, eficácia, efetividade e economicidade ao funcionamento dos órgãos que integram o Poder Judiciário. O mapa da Estratégia projeta seus objetivos estratégicos em três perspectivas: a sociedade; o aprendizado e o crescimento; e os processos internos. Cada objetivo estratégico vem acompanhado de indicadores que mensuram em que medida o objetivo foi atingido. Promover a transformação digital, que se refere à perspectiva sociedade, tem três índices próprios: serviços digitais, serviços disponibilizados em nuvem e execução do plano de transformação digital, por exemplo.

O Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC (iGovTIC-JUD), que é medido desde 2016, indica uma elevação do nível de maturidade dos órgãos do Poder Judiciário em Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC. Medido em uma escala que vai de 0 a 1,00, o iGovTIC-JUD variou de 0,52 no ano de 2016 para 0,78, no ano passado.

Manuel Carlos Montenegro
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados

 

A
Fechar Menu