Livro reflete sobre a magistratura do futuro

Você está visualizando atualmente Livro reflete sobre a magistratura do futuro
Compartilhe

O Brasil possui um dos maiores sistemas de Justiça do mundo. São mais de 18 mil magistrados, segundo dados do Justiça em Números, divulgado neste ano pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). E, para que possam cumprir cada vez melhor o seu papel, é preciso que esses juízes e juízas saibam quem são, em que ponto querem chegar e qual é a imagem que projetam para a sociedade.

Essa reflexão é o objeto do livro “Magistratura do Futuro”, lançado recentemente pela JC Editora. A obra traz artigos que debatem os resultados de duas importantes pesquisas: “Quem somos. A Magistratura que queremos”, de 2018; e “Estudo da imagem do Judiciário brasileiro”, de 2019.

Acesse aqui para fazer o download gratuito do livro

Organizado pelo ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o livro traz os diagnósticos no olhar de juristas, magistrados e acadêmicos, que traçam projeções para o futuro da magistratura. “Esperamos que o diagnóstico proporcionado por essas pesquisas e reflexões possa nos ajudar a avançar, com o aprimoramento da formação dos magistrados, a consolidação das nossas prerrogativas funcionais e o fortalecimento do Poder Judiciário brasileiro como um todo”, afirma Salomão.

A obra ainda traz os três artigos que receberam o Prêmio Ministro Carlos Alberto Menezes Direito no I Concurso de Artigos Científicos do Centro de Pesquisas Judiciárias da Associação dos Magistrados Brasileiros. O concurso teve como foco a avaliação dos resultados das duas pesquisas.

Agência CNJ de Notícias