Link CNJ desta quinta (24/3) trata de assédio moral, sexual e discriminação no Judiciário

Você está visualizando atualmente Link CNJ desta quinta (24/3) trata de assédio moral, sexual e discriminação no Judiciário
Foto: TV Justiça
Compartilhe

O Link CNJ desta quinta-feira (24/3) aborda a política de prevenção e enfrentamento do assédio moral, do assédio sexual e da discriminação no Poder Judiciário. Nesta edição são entrevistados a advogada, professora e doutora em Direito Nadia Mikos e Márcio Moraes, juiz e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). O programa vai ao ar às 21h (horário de Brasília) pela TV Justiça.

Estudo realizado pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional Justiça (CNJ) constatou que falta informação entre servidores e servidoras do Judiciário sobre a Política instituída pela Resolução CNJ n. 351/2020. O levantamento feito entre 22 de novembro e 17 de dezembro do ano passado junto a 14.965 pessoas de todos os ramos da Justiça constatou que 35% dos respondentes desconhecem a Resolução e que 57% admitem que conhecem pouco.

O relatório do estudo descreve que “o assédio e a discriminação já estiveram alguma vez presente no cotidiano de 55,7% de todos(as) os respondentes da pesquisa. As pessoas que mais indicaram passar por esse tipo de situação são os conciliadores (60%), os  servidores efetivos  (59,3%) e os colaboradores terceirizados e/ou contratados (54,8%)”.

A publicação indica que “o tipo de assédio mais vivenciado nos tribunais e conselhos do Poder Judiciário é o assédio moral, com 74,1%; e os(as) agressores(as), em 74,4% dos casos, são superiores hierárquicos das vítimas”. A pesquisa ainda constata que “poucas pessoas realizam denúncias de casos de assédio e/ ou discriminação (13,9%) e os motivos mais citados para não as fazer são ‘Por achar que não ia dar em nada’, 49,1%, e por ‘Medo de sofrer represálias’, 48%”.

Novo conselheiro

Além de abordar o enfrentamento ao assédio moral, sexual e discriminação no Judiciário, o Link CNJ traz informações atuais sobre tribunais de todo o país, trata dos perfis do Conselho Nacional de Justiça nas redes sociais, e ainda faz o perfil de Mário Goulart Maia, um dos conselheiros do CNJ que tomaram posse recentemente.

Além da transmissão da noite desta quinta, a edição do Link CNJ terá reprises programadas na TV Justiça na sexta (7h), sábado (12h), domingo (14h) e terça-feira (7h30); e também ficará disponível no canal do CNJ no YouTube.

Agência CNJ de Notícias

Veja como sintonizar a TV Justiça na sua cidade

Ficha Técnica

Link CNJ na TV Justiça
Toda quinta-feira, às 21h

Direção: Betânia Victor Veiga

Equipe CNJ:
André Mota
Daniel Noronha
Gilberto Costa
Gustavo de Oliveira
Hudson Cerqueira
Hugo Santos
Jônathas Seixas
Jhonatan Alves
Juliana Freitas
Juliana Neiva
Luis Marcos
Marcelo Silva
Ricardo da Costa
Thaís Cieglinski

Produção: Lívia Faria
Assistência de produção: Luciana Oliveira
Apresentação e edição de texto: Guilherme Menezes
Edição de imagens: Patrick Gomes
Cabelo e maquiagem: Lia Brandão
Figurino: Talitha Oliveira
Operadores de câmera: Luís Marcos e Orlando Santos
Diretor de imagem: Éster Domingos
Operador de áudio: Jhonatan Alves
Operador de teleprompter: Wendel Pereira
Operador de VT: Rogério da Cruz
Núcleo de programação: Rosa Wasem
Núcleo técnico: Fábio Guedes
Núcleo de produção de programas: Flávia Soledade
Supervisão: Coordenadoria de Gestão da TV e Rádio Justiça / Secretaria de Comunicação Social STF

Agência CNJ de Notícias

Reveja a edição no canal do CNJ no YouTube

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas