O Link CNJ desta quinta-feira (24/3) aborda a política de prevenção e enfrentamento do assédio moral, do assédio sexual e da discriminação no Poder Judiciário. Nesta edição são entrevistados a advogada, professora e doutora em Direito Nadia Mikos e Márcio Moraes, juiz e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). O programa vai ao ar às 21h (horário de Brasília) pela TV Justiça.
Estudo realizado pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional Justiça (CNJ) constatou que falta informação entre servidores e servidoras do Judiciário sobre a Política instituída pela Resolução CNJ n. 351/2020. O levantamento feito entre 22 de novembro e 17 de dezembro do ano passado junto a 14.965 pessoas de todos os ramos da Justiça constatou que 35% dos respondentes desconhecem a Resolução e que 57% admitem que conhecem pouco.
O relatório do estudo descreve que “o assédio e a discriminação já estiveram alguma vez presente no cotidiano de 55,7% de todos(as) os respondentes da pesquisa. As pessoas que mais indicaram passar por esse tipo de situação são os conciliadores (60%), os servidores efetivos (59,3%) e os colaboradores terceirizados e/ou contratados (54,8%)”.
A publicação indica que “o tipo de assédio mais vivenciado nos tribunais e conselhos do Poder Judiciário é o assédio moral, com 74,1%; e os(as) agressores(as), em 74,4% dos casos, são superiores hierárquicos das vítimas”. A pesquisa ainda constata que “poucas pessoas realizam denúncias de casos de assédio e/ ou discriminação (13,9%) e os motivos mais citados para não as fazer são ‘Por achar que não ia dar em nada’, 49,1%, e por ‘Medo de sofrer represálias’, 48%”.
Novo conselheiro
Além de abordar o enfrentamento ao assédio moral, sexual e discriminação no Judiciário, o Link CNJ traz informações atuais sobre tribunais de todo o país, trata dos perfis do Conselho Nacional de Justiça nas redes sociais, e ainda faz o perfil de Mário Goulart Maia, um dos conselheiros do CNJ que tomaram posse recentemente.
Além da transmissão da noite desta quinta, a edição do Link CNJ terá reprises programadas na TV Justiça na sexta (7h), sábado (12h), domingo (14h) e terça-feira (7h30); e também ficará disponível no canal do CNJ no YouTube.
Agência CNJ de Notícias
Ficha Técnica
Link CNJ na TV Justiça Direção: Betânia Victor Veiga Equipe CNJ: Produção: Lívia Faria |
Agência CNJ de Notícias
Reveja a edição no canal do CNJ no YouTube